Projeto leva conhecimento sobre direitos humanos e sociedade de informação à comunidade - Unijuí

Desenvolvido desde 2019, o projeto de extensão Educação e Informação em Direitos Humanos tem como objetivo levar conhecimento acerca da temática dos direitos humanos no contexto da sociedade de informação para além do espaço acadêmico, fazendo com que chegue até a comunidade em geral, por meio da promoção de palestras, minicursos e oficinas.

As atividades são realizadas com escolas de Ijuí, a maioria de forma online, devido à pandemia. “As ações são de informação de adolescentes, sobretudo do Ensino Médio, para que conheçam os perigos da Internet, de que modo podem se proteger deles e como se comportar no ambiente online para não ser vítima ou autor de ofensas”, explica o coordenador do projeto, professor Mateus Fornasier.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, o projeto oportuniza o envolvimento de mestrandos e doutorandos, que ministram palestras sob a orientação do coordenador. Esses momentos de interação incentivam os alunos das escolas, público-alvo do projeto, a realizarem questionamentos ao final das exposições. “Eles sempre perguntam sobre situações pelas quais passaram no ambiente conectado”, revela o professor.

Alinhado ao 4º e 16º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dizem respeito à Educação de qualidade e Promoção da paz, justiça e instituições eficazes, respectivamente, o projeto proporciona, através de técnicas de exposição dialogada, rodas de conversa e resolução de dúvidas, um espaço aberto, plural e propício para discussão acerca dos Direitos Humanos e sensibilização da comunidade sobre a temática.

Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí