Próximo ano deve ser marcado por ainda mais proximidade entre comunidade e Universidade - Unijuí

Foto ilustrativa (arquivo marketing Unijuí): Projeto Traças Digitais na retomada dos eventos Domingo no Campus

A permanência da pandemia ao longo de 2021 exigiu que houvesse um reposicionamento para a manutenção das atividades, primeiramente online e depois híbrida, exigiu um novo entusiasmo para que a proposta de trabalho da pesquisa, extensão e também da cultura tão fortemente desenvolvidas pela Universidade permanecessem em andamento. Esse propósito de entusiasmo e aprendizagem, no entanto, serviu para inspirar novos formatos de entregar e produzir conhecimento e entretenimento, abrindo novas possibilidades aos transformadores do futuro formados pela Unijuí.

De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaíme González, que também tem sob sua responsabilidade a assessoria cultural, os ganhos que se tiveram por meio desse aprendizado foram significativos. “Por exemplo, na pós-graduação stricto sensu, nós tivemos uma proposta com o vínculo dos estudantes combinados com atividades remotas. O resultado foi extremamente positivo e será repetido no próximo ano, conforme o que é permitido em legislação, possibilitando que nossos estudantes possam vivenciar experiências de forma virtual e também presencial, pois nos permite um gerenciamento diferenciado de tempo”, destaca.

O professor lembra ainda que nem tudo foram flores e a extensão universitária, particularmente, sofreu muito os impactos da pandemia. São 15 projetos de extensão vinculados à Graduação e outros 05 projetos de extensão vinculados aos programas de mestrado e doutorado, os quais sofreram muito para o desenvolvimento de suas ações, tendo em vista que o foco é a presencialidade junto à comunidade. “Por outro lado, enquanto se perdeu um pouco neste sentido da proximidade, alguns projetos ganharam ainda mais destaque, como o caso da Feira de Matemática, por exemplo. Este é um projeto regional, voltado ao público da região, mas que com a pandemia ganhou o Estado”, conta.

O grande desafio para o próximo ano, segundo o vice-reitor, é aumentar ainda mais a proximidade com as empresas e com a comunidade, por meio da pesquisa, da extensão, da cultura e, especialmente, das parcerias firmadas por meio do propósito da Universidade. “Neste ano firmamos algumas parcerias importantes com a comunidade por meio da sociedade civil, mas também com as empresas, instituições, cooperativas e demais setores da comunidade, evidenciando a importância de que somos produtores de conhecimento e de que aqui é possível buscar respostas e construir soluções inovadoras, tendo em vista a ideia da quádrupla hélice, que é: sociedade, empresas, governo e a Universidade”, frisa e acrescenta que “tenho a expectativa e um desejo de um ano sem distanciamento, olhando o futuro com esperança para reinventar os processos e produzir conhecimento para enfrentar os desafios do amanhã”.