Projetos de Extensão: um intercâmbio de conhecimento - Unijuí

Projetos de Extensão: um intercâmbio de conhecimento

A Unijuí busca, por meio dos Projetos de Extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Dessa forma, as ações propostas pelos projetos, possibilitam que o conhecimento científico coopere e auxilie no desenvolvimento social no ambiente externo à Instituição.

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González, os projetos de extensão possuem como principal aspecto o contato com a comunidade externa à Universidade. “Os projetos possuem uma característica central que é o diálogo direto com a comunidade, em qualquer uma de suas instâncias, porém, há um olhar especial aos grupos sociais que possuem menos possibilidades de ter acesso ao conhecimento,” explica.

Desde de 2013, a Unijuí desenvolve projetos de extensão em cinco grande áreas: Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Educação e Formação de Professores; Inovação Tecnológica; e Desenvolvimento Regional. A partir dessas áreas de concentração, os projetos multidisciplinares são elaborados, englobando estudantes, docentes e pesquisadores de diversos cursos e graus acadêmicos.

A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

Para González, os Projetos de Extensão da Unijuí são de extrema importância tanto para a sociedade quanto para a Instituição. “A extensão sempre será fundamental para a nossa Universidade, pois mantém um vínculo direto com a comunidade, gerando, dessa forma, um intercâmbio de conhecimento, que são valiosos para ambos os lados”, afirma.

Clique aqui e saiba mais sobre os Projetos de Extensão desenvolvidos pela Unijuí.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí