Inovação e criatividade marcam reinvenção do Projeto de Extensão Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência - Unijuí

O ano que passou foi de intensos desafios, especialmente no setor da educação. Quando relacionada à extensão universitária, a necessidade de adaptação do planejamento imposta em razão da pandemia se intensificou ainda mais, exigindo criatividade e inovação no reposicionamento das atividades. E foi nesse contexto que o Projeto de Extensão Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência utilizou os desafios como propulsores, incentivando a autonomia e o senso crítico a cada estudante integrante.

Os encontros para implementação do plano de trabalho, bem como a realização da maioria das ações, ocorreram, em grande parte, de forma virtual. Os bolsistas e voluntários organizaram diversas postagens e materiais informativos relacionados à temática da pessoa com deficiência, visando a desmistificação de estigmas intrínsecos na sociedade. “O conteúdo foi relacionado à temas importantes do ano vigente, como as Paralimpíadas, Setembro Verde, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Semana Nacional do Trânsito, entre outras datas que marcam a luta e necessidade de conscientização da sociedade para os direitos e obstáculos que ainda permanecem e dificultam a integração social das pessoas com deficiência. Além disso, as demais ações realizadas ao longo de 2021 foram publicizadas nas nossas redes sociais”, relata a coordenadora do Projeto, Karina Rios.

Além disso, os estudantes também produziram trabalhos científicos para o 8° Congresso Internacional em Saúde e para o Salão do Conhecimento da Unijuí, onde relataram que, mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário em todo país, encontraram meios eficientes de continuar com o trabalho. “Percebo que o grupo encontrou seu “ponto de equilíbrio” ao interagir de forma positiva mesmo no modo remoto. Os relatos dos estudantes ao longo do ano e também registrados em seus relatórios PIBEX, evidenciam a identificação com a temática e com a proposta da nossa extensão”, comenta a coordenadora.

Para o ano de 2022 o Projeto tem por objetivo atender as metas vinculadas aos objetivos traçados para o projeto apresentado à Universidade. Dentre as ações, a professora Karina ressalta que algumas estão em maior foco para o grupo, tais como: estabelecer uma maior aproximação da extensão com os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos; acompanhar os encaminhamentos de usuários do sistema único de saúde ao serviço de reabilitação referência (CER III/ UNIR); ampliar a publicização do fluxograma de acesso ao CER III, assim como os serviços ofertados e materiais dispensados; vivenciar os atendimentos no serviço de reabilitação, aproximando os estudantes à equipe do CER III. “Outras ações se referem à produção científica e à oferta de ações que contribuam com a qualificação profissional das equipes que atuam em serviços da rede de atenção à pessoa com deficiência”, finaliza.

Fazem parte do Projeto de Extensão Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência os docentes: André Gagliardi, Karina Rios e Moane Marchesan Krug. E os acadêmicos bolsistas  Ana Letícia Becker Tomm (Psicologia), Vanessa Hoffmann Campos (Farmácia), Helin Taina Kohnleain (Fisioterapia), Camila Lena Martini e Gustavo Toillier Eugênio, ambos da Medicina, além de voluntários dos diversos cursos do Núcleo da Saúde.