Projeto debate promoção da saúde e prevenção de doenças com a comunidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto debate promoção da saúde e prevenção de doenças com a comunidade

Voltado ao desenvolvimento de ações de educação em saúde que revertam à prevenção de doenças e agravos a partir de um diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, o Projeto de Extensão Educação em Saúde da Unijuí envolve os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição e atende toda comunidade regional. “Desde o início do projeto até os dias atuais, atingimos mais de 4 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, de Ijuí e região”, comenta a coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira. 

No Projeto, os professores e os estudantes se reúnem semanalmente, trocando experiências, para preparar toda equipe para a intervenção junto à comunidade. Nas escolas são trabalhados jogos educativos e palestras, abordando temas como sexualidade, depressão, uso do álcool e alimentação saudável. 

São realizadas também palestras nos grupos de convivência de idosos, debatendo temas como uso racional de medicamentos, manutenção da continência urinária, prevenção contra o câncer de pele e orientações gerais de saúde.

Egressa do curso de Enfermagem da Unijuí, Gabriela Colombi de Lima, afirma que foi por meio da participação no projeto que adquiriu experiências essenciais à profissão e que a diferenciaram para o mercado de trabalho. “Hoje eu trabalho com uma equipe multiprofissional e isso sempre me remete ao Projeto, pois foi dessa forma que trabalhei com meus colegas durante os anos como bolsista”, conta e acrescenta que é “por isso que eu aconselho que os estudantes das áreas da saúde participem do projeto. Ele é um diferencial para o currículo e tem muito a qualificar na vida profissional e pessoal. O projeto desenvolve também técnicas como escuta, comunicação e a escrita, nos tornando profissionais ainda mais completos”.

Os interessados em participar do projeto podem contatar a coordenação do mesmo para verificar as possibilidades de ingresso como bolsista. “Você que é estudante da Unijuí, dos cursos da área da Saúde, está convidado a fazer parte desse lindo trabalho que é o Projeto de Extensão Educação em Saúde”, finaliza a coordenadora. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.