Projeto Traças Digitais da Unijuí utiliza recursos em áudio para formação de leitores - Unijuí

Em 2021, o projeto disponibilizou mais de 120 novos áudios

O Projeto de Extensão Traças Digitais é desenvolvido pelos cursos de História e Letras: Português e Inglês da Unijuí, desde o ano de 2018. Com uma proposta diferenciada na formação de leitores, professores e comunidade, disponibiliza diversos materiais em áudio. Uma possibilidade para construir práticas inovadoras no desenvolvimento das habilidades de leitura, especialmente de obras clássicas brasileiras. Na formação de professores, também estimula a exploração de recursos em áudio, a gamificação e a tecnologia, como ferramentas educativas.

O ano de 2021, especialmente o segundo semestre, foi de retomada com treinamentos em escolas nas cidades de Santa Rosa e Ijuí, após um período de poucas atividades presenciais em função da pandemia. O Projeto participou presencialmente da 16ª Feira do Livro de Santa Rosa, inclusive com atividades em escolas e também da 28ª Feira do Livro de Ijuí, realizada em formato híbrido. Em número de produção de materiais, 2021 também foi extremamente positivo, com mais 120 novos áudios disponibilizados no canal do YouTube do Traças Digitais.

O professor Anderson Amaral de Oliveira, coordenador do Projeto, explica que os audiolivros, podcasts e verbetes de dicionários de conceitos são gravados a partir de voluntários, estudantes do Ensino Superior da Unijuí, além de alunos e professores das escolas. “Nosso canal conta com uma gama diversa de materiais, que vão desde a crítica literária até dicionário de conceitos. Também temos algo completamente inovador, que são as histórias infantis interativas, em que os ouvintes podem interagir, conhecer e fazer escolhas que os levará ao final da história. Uma participação ativa e produtiva”, afirma o docente.

Em 2021, o projeto também contou com a participação ativa de outros cursos de graduação da Unijuí. Os estudantes, incentivados pelos professores a produzirem conteúdos em áudio, contam com o auxílio do Traças Digitais para edição e posteriormente esses materiais também são disponibilizados à comunidade. Isso torna o Projeto cada vez mais diverso em suas temáticas.