Balcão do Consumidor Unijuí: espaço de formação profissional e auxílio à comunidade - Unijuí

O Balcão do Consumidor da Unijuí faz parte do projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução e presta atendimento aos consumidores, buscando a solução de conflitos de forma extrajudicial, ou seja, sem formalidade judicial ou que não se faz perante a autoridade judiciária. O serviço é gratuito e prestado por professores e estudantes do curso de Direito nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos.

A partir do Balcão do Consumidor, o Projeto proporciona aos estudantes bolsistas a oportunidade de desenvolver técnicas de mediação e comunicação de modo prático. “Primeiramente, é conversando com a empresa, por telefone; em um segundo momento, é elaborada uma carta de informações preliminares, endereçada ao fornecedor, na qual é narrada a situação é solicitada a solução do problema para o consumidor”, explica a bolsista Vitória Taborda.

De acordo com ela, caso ainda não seja possível solucionar o caso e havendo a possibilidade de conversa, o cliente e o comerciante são chamados para uma audiência de conciliação. “O intuito é construir uma solução amigável. A maioria dos casos que chegam até o Balcão do Consumidor da Unijuí são solucionados por meio dessa etapa de negociação”, acrescenta a estudante.

Para mais informações sobre o Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, acesse o site unijui.edu.br/relacao-de-projetos. O Balcão do Consumidor pode ser contato pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí),  55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí