Laboratório de Gestão e Negócios: um espaço de interação acadêmica e serviços gratuitos à comunidade - Unijuí

O Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí está localizado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, mas atende demandas de toda a Universidade e também da comunidade regional. Um espaço de interação acadêmica, que coloca os estudantes mais próximos das práticas empresariais. Em período de atividades letivas, o laboratório está à disposição de todos os cursos presenciais e EaD, especialmente da área de gestão e negócios, para atividades práticas.

O espaço também conta com a atuação de estudantes voluntários, no segundo semestre de 2021, por exemplo, auxiliaram na prestação de serviços contábeis gratuitos, provenientes de convênios com 23 entidades sem fins lucrativos. A supervisão das atividades, acadêmicas ou externas, é realizada pelas responsáveis pelo laboratório: Janice Moreira, administradora e economista, responsável pela atuação do curso de Administração; Thaís Teixeira Pinto, contadora, responsável pela atuação do curso de Ciências Contábeis.

São disponibilizados gratuitamente à população, diversos serviços, como: regularização de MEI - Micro Empreendedor Individual, regularização de CPF e elaboração de Declaração de Imposto de Renda para pessoas isentas do Imposto de Renda. Essas atividades acontecem por meio da parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior e que tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos, para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

O laboratório também promove atividades como palestras, oficinas, workshops, viagens de estudos, entre outras.