Projeto de extensão promove inclusão por meio da literatura - Unijuí

Projeto de extensão promove inclusão por meio da literatura

Durante a pandemia de Covid-19, em função dos protocolos de segurança, as livrarias e papelarias fecharam. Dessa forma, os amantes da leitura recorreram aos e-books ou audiolivros para suprir essa necessidade, fazendo com que muitos experimentassem essa nova experiência. Além disso, especificamente, os audiolivros contam ainda com outro fator positivo, a acessibilidade.

O Projeto de Extensão Traças Digitais: Audiolivros para Formação de Leitores, Professores e Comunidade tem como objetivo gravar, produzir e divulgar audiolivros visando a integração da comunidade com a literatura de maneira inclusiva e inovadora. As narrativas produzidas pelo Projeto possibilitam explorar uma multiplicidade de discursos, entre eles o discurso histórico, o literário e o transmídia. Com o intuito de aproximar as obras da comunidade, os produtos desenvolvidos estão disponíveis no canal do YouTube do Projeto Traças Digitais.

Segundo o professor de História e extensionista do Projeto, Josei Fernandes Pereira, o canal é organizado na forma de playlists, atualizadas semanalmente. “Nas segundas-feiras divulgamos os podcasts, nas quartas-feiras os contos produzidos e nas sextas-feiras literatura estrangeira e outros. Além disso, o Projeto produz um dicionário de conceitos históricos, publicados juntamente com os contos”, explica.

Esse dicionário é produzido por alunos da educação básica em braços paralelos do Projeto, com professores que em algum momento já colaboraram com o Traças Digitais. “Contamos ainda com o dicionário de mitologia, espaço no qual esses estudantes produzem contos mitológicos das mais diversas regiões do mundo, publicados na playlist de literatura estrangeira”, comenta.

Outro produto do Projeto é o Universo das Tracinhas, voltado para a Educação Infantil e aos Anos Iniciais. De acordo com a bolsista Luana Barbosa Preto, a leitura nessa faixa etária é muito importante para o desenvolvimento dos futuros cidadãos. “Na infância, a literatura traz a criança uma leitura de mundo, inserindo-as na cultura e oferecendo suporte a sua criatividade e imaginação”, ressalta

O projeto traz muitos benefícios também aos que desejam participar como bolsista, tendo como aspecto principal auxiliar na formação dos acadêmicos. “Ser bolsista contribui para a formação docente, instigando nossa curiosidade e promovendo a autonomia. Possibilita também que aprendamos novas metodologias no ensino de línguas e ciências humanas”, complementa o acadêmico Thiago Nasi da Silva.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí