Física para Todos: mais de 20 anos de projeto e mudanças que vieram para ficar - Unijuí

Física para Todos: mais de 20 anos de projeto e mudanças que vieram para ficar

Imagem: arquivo Unijuí

O ensino da Física é visto por muitas pessoas como algo extremamente teórico, até mesmo difícil ou cansativo. Isso gera um desinteresse ou até mesmo preconceitos, com essa área tão ampla e importante, que estuda, inclusive, diversos fenômenos presentes no dia a dia das pessoas. O Projeto de Extensão Física para Todos, da Unijuí, quer despertar o interesse de escolas, estudantes e da comunidade, para a  fenomenologia, um lado da Física considerado por muitas pessoas mais atraente do que somente números e conceitos.

Mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a ciência, imaginam pontos negativos e é isso que, desde 1997, o Projeto da Unijuí quer mudar. A iniciativa já é reconhecida e, inclusive, já captou recursos externos, por meio de editais para qualificar ainda mais as atividades. As ações desenvolvidas têm como objetivo integrar em atividades interdisciplinares, áreas como a Matemática, a Informática, as Engenharias, o Design e a Arquitetura, com a Física. A busca pela difusão e popularização da Física é realizada junto à comunidade, com estudantes da Educação Básica e atividades direcionadas aos profissionais da educação.

Com a pandemia, muitas atividades do Projeto Física para Todos tiveram que ser canceladas ou adaptadas. Em 2021, as oficinas de Introdução a Eletrônica e as Exposições Interativas, por exemplo, foram realizadas online. Com o número reduzido de atividades externas, o foco do Projeto também esteve na produção e melhorias de materiais, como um equipamento interativo sobre a formação das cores e a reelaboração da apostila utilizada nas oficinas de Introdução à Eletrônica.

Outros destaques para o ciclo de 2021 foi a participação na Semana da Mostra Científica Virtual da Unijuí; palestra do coordenador do Projeto, professor Nelson Adelar Toniazzo, na Exposição Conhecer para Preservar, da Unijuí; e também foram publicados três artigos científicos.

Toniazzo explica que, devido a pandemia, muitas atividades não foram realizadas, mas que essa nova realidade apresentada em algumas atividades, permanecem e certamente farão parte de projetos futuros. “Esse período nos proporcionou desafios e aprendizagens interessantes e não planejadas, no sentido de nos adaptarmos a uma realidade diferente, especialmente no que se refere a organização e executar atividades relacionadas ao digital”, destaca o coordenador.