Projeto Programe seu Futuro incentiva estudantes da Educação Básica a produzirem tecnologias - Unijuí

Mesmo com a pandemia, em 2021 foram mais de 160 atividades propostas pelo Projeto de Extensão da Unijuí

O Projeto de Extensão Programe seu Futuro está ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí. Há três anos, um caminho para que estudantes e professores de escolas públicas e privadas possam desenvolver ações nas áreas da tecnologia e inovação, com foco no desenvolvimento do Pensamento Computacional e na Programação. Não basta apenas o interesse pela rápida evolução tecnológica, enquanto usuários, o Projeto coloca os participantes como produtores.

Foi a tecnologia que também permitiu a continuidade das ações do projeto no ano de 2021. Com atividades presenciais e online, foram atendidas mais de 10 escolas, nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Jóia e Chiapetta. Mais de 120 estudantes foram impactados com as ações do Projeto. Foram mais de 160 atividades propostas durante o ano de 2021, entre oficinas de programação, palestras, desafios e visitas ao campus da Unijuí em Ijuí.

O coordenador do Projeto, professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro. afirma que para 2022, o objetivo do Programe seu Futuro é manter a parceria com as instituições e realizar encontros presenciais em Ijuí e Santa Rosa. Para os Municípios de Chiapetta e Jóia, o foco é manter a maior parte das atividades online. Também será um ano de trabalho utilizando novas ferramentas com os estudantes, para o desenvolvimento de aplicativos para smartphones.

Além das escolas, e Coordenadorias Regionais de Educação, o Projeto da Unijuí conta com a importante parceria do poder público, empresas privadas e outras atividades ligadas à Universidade.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.