Balcão do Consumidor e Escritório Modelo: serviços gratuitos oferecidos pelo curso de Direito da Unijuí - Unijuí

Atividades são realizadas nos municípios de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa

O curso de Direito da Unijuí, possui duas importantes iniciativas à comunidade regional, o Escritório Modelo e o Balcão do Consumidor. Diversos serviços são oferecidos de forma gratuita nos municípios em que a Universidade oferece o curso de Direito: Ijuí, Três Passos e Santa Rosa.

Os espaços também se consolidam como importantes ferramentas de práticas jurídicas e aprendizado aos acadêmicos, que realizam atividades supervisionadas pelos professores, estágios curriculares obrigatórios e outras práticas necessárias e pertinentes às demandas. Em 2021, por exemplo, reunindo os números dos três municípios, o Balcão do Consumidor realizou mais de 2670 atendimentos. Já o Escritório Modelo, teve 625 novos processos, mas contando com outros que já estavam em andamento, formam 1436 processos.

Cabe destacar, que as atividades do Balcão do Consumidor, em Ijuí e Três Passos,  não foram interrompidas no período de férias letivas, pois o convênio que formaliza o serviço é com o Procon dos municípios. No caso de Santa Rosa, as atividades do Balcão, que possui convênio com o Governo do Estado, foram retomadas em março.

Em Santa Rosa e Três Passos, os atendimentos das duas iniciativas do projeto são realizados no mesmo espaço físico. Para informações e agendamentos, em Santa Rosa, entrar em contato pelo telefone (55) 3511-5296 e em Três Passos, pelo telefone   (55) 3522-8126 para o Balcão do Consumidor e (55) 3522-2415, para o Escritório Modelo. Já em Ijuí, o Balcão está localizado junto ao Procon, os atendimentos podem ser agendados pelo WhatsApp (55) 9227-2102 e o Escritório Modelo atende junto à Sede da Unijuí, informações pelo telefone 3332-0292.

Entenda as iniciativas

Mesmo com ambas as atividades ligadas ao curso de Direito da Unijuí, cada uma oferece e atua em frentes diferentes, mas sempre com o objetivo de ampliar o acesso aos direitos sociais e individuais.

No Balcão do Consumidor, que também é uma das iniciativas do “Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”, são realizados atendimentos a consumidores, que enfrentam algum conflito de consumo. Estudantes e estagiários,  orientados por um professor, realizam uma ponte entre cliente e fabricantes, fornecedores ou prestadores de serviços e auxiliam na fundamentação jurídica na busca de soluções.

O Escritório Modelo é um núcleo de prática do curso de Direito da Unijuí, especialmente para os estágios curriculares. Realiza atendimentos jurídicos, propositura de ações judiciais e celebração de acordos mediante realização de sessões de mediação e de conciliação, por exemplo. São os estudantes estagiários do Escritório, supervisionados por professores, que realizam os atendimentos, solicitações judiciais e acompanhamento de processos. Um dos serviços mais procurados no Escritório está ligado a conflitos de família.