Extensão universitária é avaliada e planejada em seminário - Unijuí

Extensão universitária é avaliada e planejada em seminário

Na tarde da última terça-feira, 15 de março, foi realizado o Seminário de Extensão Perspectivas e Desafios para 2022, voltado à avaliação, planejamento e articulação da extensão universitária na Unijuí. O evento contou com a presença de professores e foi conduzido pelo vice-reitor de Pós-Graduação,Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González.

Conforme explicou o professor, as ações da Vice-Reitoria são orientadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado em 2019 e com duração de cinco anos. Nele estão contempladas diferentes políticas, como a de extensão, que visa promover ações sustentadas em conhecimento qualificado e relevante à formação e à sociedade, com vistas à integração e ao desenvolvimento territorial, bem como ao reconhecimento da Universidade como instituição comunitária.

Dentre as diretrizes da extensão estão a realização de ações voltadas à inovação, sustentabilidade, qualificação tecnológica, inclusão e emancipação social; a formação de parcerias; sistematização e publicação do conhecimento originado nas ações de extensão em produções teórico-metodológicas, técnico-científicas e artísticas e/ou culturais.

São modalidades de extensão as ações comunitárias, ações de prestação de serviços e ações de ensino e formação, para além do Coral e da Cia Cadagy da Unijuí.

Hoje, na Universidade, há cerca de 20 Projetos de Extensão dentro dos programas de Educação e Formação de Professores; Direitos Humanos; Cidadania e Desenvolvimento Social; Atenção à Saúde; Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; e Inovação e Tecnologia.