Projeto de Extensão AppGo planeja primeira edição da Competição de PortGo - Unijuí

Projeto de Extensão AppGo planeja primeira edição da Competição de PortGo

Em 2021, aconteceu a primeira competição MathGo, envolvendo 258 estudantes

O Projeto de Extensão AppGo - Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais da Unijuí está preparando uma nova iniciativa para o próximo semestre: o primeiro Campeonato PortGo. O projeto trabalha para qualificar o ensino da matemática, por meio do aplicativo MathGO, e da língua portuguesa, com o PortGo.

O AppGo busca contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências em ambas as disciplinas, por meio de jogos. Dessa forma, auxilia os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio na apropriação de conceitos fundamentais para o desenvolvimento das atividades, oportunizando uma abordagem diferenciada e desafiadora.

Segundo a coordenadora do AppGo, professora Barbara Gündel Mendonça, as ações realizadas buscam oportunizar aos professores o acesso a essas novas ferramentas. “O objetivo é desencadear diferentes metodologias de ensino, possibilitando aprendizagens significativas por meio da utilização de novas tecnologias”, afirma.

O AppGo conta com o envolvimento de acadêmicos de Design, Ciência da Computação e Letras - Português e Inglês. São eles que auxiliam nas adequações que precisam ser realizadas nos aplicativos. “Ainda precisamos adequar os aplicativos à Lei Geral de Proteção de Dados e criar uma base de dados com as respostas dos usuários para determinar as habilidades e competências de cada aluno, utilizando recursos de inteligência artificial”, comenta.

Dentre outras otimizações relatadas pela coordenadora estão: explorar os princípios de Experiência do Usuário (UX) no aplicativo PortGo; desenvolver os elementos visuais das competições a serem realizadas; e revisar, qualificar e ampliar o banco de questões para o modo “jogar”.

Apesar de ser a primeira edição da Competição de PortGo, o primeiro grande desafio do projeto ocorreu em 2021, durante a pandemia de covid-19, e teve como instrumento de desafio o app MathGo. “A primeira edição do campeonato MathGo contou com a participação de 258 estudantes, de 24 escolas de Ijuí e região, que se desafiaram nas 1.527 questões propostas pelo jogo”, recordou a professora.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí