Projeto vai promover oficinas aos agricultores de Boa Vista do Cadeado no segundo semestre - Unijuí

O Projeto de Extensão Diagnóstico e Plano Estratégico de Desenvolvimento de Unidades de Produção Agropecuárias do Município de Boa Vista do Cadeado já iniciou o planejamento para o segundo semestre deste ano. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento das unidades de produção, por meio de intervenções técnica, econômica e ambiental na construção de sistemas produtivos sustentáveis.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Aparecida de Carvalho Zasso, o próximo semestre será de mão na massa. “Vamos promover a apresentação da análise diagnóstica das unidades produtivas e entrega dos relatórios. Além disso, vamos selecionar os agricultores familiares que apresentam dificuldades de gerir sua unidade de produção, mediante aceitação dos mesmos em participar das nossas ações”, afirma.

Outro objetivo do projeto é capacitar os agricultores, possibilitando que qualifiquem suas atividades. “Realizaremos uma atividade prática para a construção de um relógio do corpo humano, estrutura útil para o cultivo de plantas medicinais, e uma oficina de caracterização dos solos do município”, acrescenta.

A coordenadora acredita que o projeto, ao proporcionar o ambiente favorável para a evolução das pequenas propriedades, fomenta o progresso da comunidade regional, propósito pelo qual o projeto também age. “Fazemos os ajustes necessários para melhorar os resultados técnicos, econômico-financeiros e ambientais e assim subsidiar o poder público municipal nas suas políticas de desenvolvimento local”, destaca.

Para realizar as ações, o projeto mantém parcerias com o poder público municipal de Boa Vista do Cadeado e com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). “Da mesma forma que mantemos fortes laços com associações, mantemos com pequenos produtores, comunidades locais, comunidade científica, lideranças comunitárias e os próprios estudantes”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí