Projeto de Extensão Educação em Saúde acolhe demandas das comunidades local e regional - Unijuí

O segundo semestre está se aproximando e novos projetos e atividades serão propostos por meio da extensão universitária na Unijuí. É o caso do Projeto de Extensão Educação em Saúde, que visa desenvolver ações de educação em saúde, que englobam desde a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, até o tratamento e reabilitação de pacientes.

Coordenado pelo professor doutor Vítor Antunes de Oliveira, o projeto está preparando diversas ações para os próximos meses. “Neste próximo semestre continuaremos atendendo às demandas vindas da comunidade, de escolas e Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”, salienta.

O projeto tem buscado interagir com as comunidades local e regional, desde crianças até idosos, portadores de deficiência, professores da Educação Básica e comunidade científica. “Sempre com o objetivo de proporcionar melhorias à saúde destes grupos, impactando na qualidade de vida dessas pessoas”, explica.

De acordo com o coordenador, “o projeto é consolidado através de parcerias que estão sendo constantemente efetivadas com Secretarias Municipais de Saúde”. “Também temos costurado atividades com outros projetos de extensão da Unijuí. Desta forma, acreditamos que conseguimos atingir mais pessoas e com maior eficiência nas atividades que estamos desenvolvendo”, destaca.

O Projeto Educação em Saúde é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde e iniciou o ano de 2022 com a seleção de bolsistas e captação de voluntários. “Nos meses de março e abril realizamos diversas oficinas de capacitação para que os acadêmicos pudessem desenvolver as competências adequadas para as atividades de campo. Nesse período, já atingimos de maneira direta cerca de 500 pessoas”, conta.

O professor afirma ainda que, para dar seguimento às ações, a própria comunidade pode entrar em contato com o projeto pelo e-mail vitor.antunes@unijui.edu.br. “Gostaríamos de nos colocar à disposição da população, para que nos tragam suas demandas e necessidades relacionadas à promoção da saúde. O Projeto de Extensão Educação em Saúde está sempre pronto para contribuir”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí