Formações promovidas por projeto de extensão prepararam Condor para retorno da Feira de Matemática - Unijuí

Depois de uma série de formações promovidas pelo projeto de extensão "Feiras de Matemática: tecnologias como instrumentos de mediação nos processos formativos em matemática", o município de Condor promoveu nesta terça-feira, 12 de julho, a quarta edição da Feira Municipal de Matemática. O evento contou com a participação do coordenador do projeto de extensão, professor Peterson Cleyton Avi, e com a professora extensionista Claudia Piva.

De acordo com o professor Peterson, Condor é um município que, desde o início do projeto de extensão e do movimento das feiras de matemática, abraçou a ideia e passou a promover um evento em âmbito local. “Em 2017 começou o movimento da Feira Regional de Matemática e, a partir do nosso projeto de extensão, das ações que desenvolvemos, a cidade começou a organizar a sua feira - que, por conta da pandemia, não aconteceu nos anos de 2020 e 2021. Neste ano, nós trabalhamos as formações no primeiro semestre, com destaque para três: como pensar o projeto de pesquisa, como organizar a escrita do relato de experiência, e uma terceira focada na inscrição para a feira de matemática”, explicou o professor.

Ontem, mais de 20 trabalhos foram expostos no evento, por estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, além da Educação Especial. “Nós entendemos que esse é o grande objetivo do nosso projeto: que as instituições, os municípios, se organizem para a realização de feiras escolares e municipais de matemática, que preparam para as Feiras Regional e Estadual de Matemática. Enxergamos com grande sucesso este movimento e queremos que, cada vez mais, ele se intensifique na região em que trabalhamos”, reforçou Peterson, lembrando que, a longo prazo, o objetivo é mobilizar outras regiões para a organização de feiras.