Projeto Energia Amiga promove ações que visam a eficiência energética - Unijuí

Projeto Energia Amiga promove ações que visam a eficiência energética

A Unijuí possui diversos projetos de Extensão que apoiam a comunidade local e regional. Um deles é o Projeto Energia Amiga, que busca o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, a partir do uso eficiente e seguro da energia e dos resíduos tecnológicos.

Com o início do segundo semestre letivo de 2022, diversas atividades estão sendo planejadas para os próximos meses. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Caroline Raduns, a principal ação que o Energia Amiga promoverá será uma exposição dos trabalhos e mascotes confeccionados pelos estudantes. “Essas produções têm o objetivo de relatar a experiência de atividade prática, que inclui a visita de locais com descarte irregular de resíduos tecnológicos”, salienta.

Além disso, o projeto seguirá abordando, em diferentes oportunidades, temas como segurança em eletricidade, eficiência energética, descarte de resíduos tecnológicos e logística reversa. As ações do Energia Amiga contam com o apoio da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituto Reversa, município de Ijuí, município de Santa Rosa e Ceriluz.

Nos últimos anos, o Energia Amiga vem ampliando sua atuação, com ações ocorrendo em diversos municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul; além de Balsas, no Maranhão; e Portugal e Espanha. O projeto, que conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Design e Letras - Português e Inglês, também desenvolve atividades com inúmeras entidades e cooperativas que compactuam com seu objetivo: utilizar os recursos de forma sustentável.

Outras ações que o Energia Amiga promove estão relacionadas a datas comemorativas como o dia da reciclagem, eficiência energética e da natureza. O projeto está montando um mapa com os pontos de descarte de resíduos tecnológicos e frequentemente realiza coletas de lixo eletrônico em diferentes locais.

Para ficar por dentro de todas as atividades promovidas, acompanhe o Instagram ou o site do Energia Amiga por meio do link

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí