Diversas atividades do Projeto Física para Todos estão programadas para este semestre - Unijuí

O Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí busca levar conhecimento para a comunidade por meio da experimentação de atividades que envolvem a física no cotidiano. Também visa explicar, a partir da prática, o funcionamento de dispositivos tecnológicos e de fenômenos da natureza e, dessa forma, despertar o interesse das pessoas para outras descobertas científicas e aproximá-las do estudo da física.

Para o segundo semestre de 2022, diversas atividades estão sendo planejadas. Uma delas é uma exposição interativa, prevista para acontecer em outubro, junto à 6ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec). Também será realizada uma oficina de introdução à eletrônica com alunos das redes de ensino, que está programada para os meses de setembro e outubro e terá duração de 32 horas.

Além disso, o projeto irá promover ações em outros municípios da Região. “Será realizada uma exposição interativa no campus da Unijuí de Santa Rosa e outra no I Encontro de Iniciação Tecnológica de Santo Augusto”, destaca o coordenador do projeto, professor Nelson Toniazzo.

Na primeira metade do ano, o Física para Todos realizou atividades com turmas do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju de Santo Ângelo, sobre astronomia; promoveu a Oficina de Formação para os Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí; e efetuou um itinerário formativo com estudantes do Colégio Evangélico Augusto Pestana de Ijuí, abordando eletrostática e magnetismo.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí