Projeto busca reduzir conflitos por meio do diálogo em escolas e no Balcão do Consumidor - Unijuí

Atuando no tratamento de conflitos sociais por meio de mecanismos alternativos de enfrentamento, tais como a mediação, negociação e conciliação, o Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução, da Unijuí, terá uma série de atividades no segundo semestre.

O projeto seguirá realizando mediações extrajudiciais e pré-processuais. Essas atividades ocorrem junto aos Escritórios Modelo e Balcões do Consumidor do curso de Direito nos campi da Unijuí em Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. “Vamos dar sequência às mediações de conflitos familiares, conflitos cíveis e conflitos de consumo, com atividades voltadas à prevenção e ao tratamento desses atritos”, destaca a coordenadora do projeto, professora Francieli Formentini.

Além disso, o grupo vai prosseguir com a execução do projeto “Práticas Restaurativas e Mediação de Conflitos nas comunidades escolares: ações de formação e assessoramento para professores de escolas públicas do Município de Ijuí-RS”.

“Essas atividades são aprovadas junto ao Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Coordenadoria de Políticas para a Criança e Adolescente. Esse projeto conta também com a parceria dos Projetos de Extensão Cidadania para Todos e Diálogos: tecendo vidas sem violência de gênero da Unijuí”, salienta.

O Projeto é apoiado pelo poder público de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, bem como o Procon de cada um destes municípios. Dessa forma, a iniciativa fortalece seus vínculos para que possa continuar as atividades que buscam uma cultura de pacificação social.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí