Programe seu futuro: projeto de extensão oferece oficinas sobre inovação e tecnologia a estudantes - Unijuí

Fazer com que jovens do Ensino Fundamental e Médio não sejam apenas usuários das tecnologias e sim desenvolvedores delas é o grande desafio do Projeto de Extensão Programe seu Futuro. Com ações que visam fomentar o espírito empreendedor, por meio do desenvolvimento de novas habilidades e competências, o projeto promoverá inúmeras atividades neste semestre.

Uma das ações programadas é a produção de videoaulas sobre a linguagem de programação visual Scratch. O conteúdo será publicado no canal da Unijuí no YouTube ou no próprio canal do projeto, que está sendo planejado. “Também estamos promovendo visitas de estudantes de Chiapetta ao Espaço + Inovação e vamos dar sequência às oficinas do motor de jogos GDevelop, de forma online”, destaca o coordenador do projeto, professor Marcos Cavalheiro.

Para proporcionar ações de cunho interdisciplinar no campo da inovação e tecnologia digital, o projeto conta com diversas parcerias para realizar suas atividades, como a 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação; a Secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa; as Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Chiapetta; a Incubadora de Empresas de Chiapetta (Inovachi); a startup ZenFisio; e a empresa SGS UTM (Serviços Gerenciados de Segurança da Informação).

O projeto também é auxiliado pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), pela Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e pelo Espaço + Inovação, no qual foi realizada uma das atividades no primeiro semestre. “Junto ao Espaço + Inovação foi oferecida uma oficina sobre Instagram para um grupo da terceira idade. O pessoal interagiu bastante e as turmas contaram com um número expressivo de participantes”, relata o professor Marcos.

Além destas atividades, o Projeto Programa seu Futuro está aberto à realização de palestras e oficinas que abordem temas como programação e desenvolvimento da lógica necessária para utilização e criação de ferramentas computacionais.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí