Estudantes da Educação Básica socializam projetos em Feira Regional de Matemática - Unijuí

Nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, a Unijuí promoveu a IV Feira Regional de Matemática em Ijuí, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação. A comunidade de toda Região pode prestigiar a apresentação de 67 trabalhos, de autoria de estudantes e professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O evento ocorreu no Ginásio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e no Espaço + Inovação.

A Feira de Matemática tem como objetivo a sistematização e divulgação de projetos envolvendo conceitos matemáticos em espaços educativos. Foram expostos trabalhos nas categorias Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Professor. Além disso, escolas de seis cidades inscreveram suas produções: Ijuí, Panambi, Condor, Ajuricaba, Catuípe e Coronel Barros.

Além de oportunizar um momento de socialização e integração entre estudantes e professores de diferentes municípios e idades, a Feira também possibilitou aos presentes terem contato com realidade virtual e aumentada e outras experiências envolvendo tecnologia, por meio de projetos de extensão da Unijuí que realizaram mostras no Espaço + Inovação.

A reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, destacou a importância da realização de eventos como esse para a educação. “Quando estou em um ambiente assim, me comovo por ver tantos estudantes falando de Matemática e falando com propriedade de uma área do conhecimento estruturante se queremos ter um país desenvolvido. Isso só é possível porque existem, atrás dessas crianças e jovens, professores. Que essa seja uma renovação da nossa esperança, pela educação e pela educação matemática”.

Já a titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Rosane Menezes, ressaltou a relevância da parceria entre as Instituições promotoras do evento para o desenvolvimento regional. “Essa interação entre professores, alunos e escolas, essas descobertas que eles fazem, é muito importante para a aprendizagem. Essa parceria é maravilhosa, pois contempla todas as etapas do ensino. É um compartilhar de experiências que só vem a contribuir com o desenvolvimento do município e da Região”, afirmou Rosane.

Esta edição da Feira marcou o retorno do evento à presencialidade, após dois anos sendo realizado de forma online. O secretário Municipal de Educação, Cláudio de Souza, falou sobre a alegria desse momento. “Que bom foi poder circular e conhecer os trabalhos apresentados durante esse dia. Queremos parabenizar os alunos, que são o foco de tudo que realizamos na educação, e também destacar o trabalho dos nossos professores, que são os grandes incentivadores para que tudo isso possa acontecer”, salientou Cláudio.

A quarta edição da Feira Regional de Matemática contou com outro momento especial: a participação, via Google Meet, do garoto Jean Carlos Kittlaus, de 17 anos, que reside no Hospital de Caridade de Ijuí. Com auxílio da professora Nadir Colling, o estudante teve um trabalho inscrito e apresentado no evento e pôde acompanhar a cerimônia de premiação. “Esse é um dos papéis da tecnologia e extensão. Eu fiquei muito comovido pelo nosso projeto proporcionar esse momento. Esse é o diferencial da Extensão dentro da Universidade”, destaca o coordenador da Feira de Matemática, professor Peterson Avi. Posteriormente, será agendada uma data para entrega da medalha e troféu para o aluno.

A Feira Regional de Matemática conta com a parceria, ainda, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul, e do apoio financeiro do CNPQ e do Ministério de Ciência e Tecnologia.