Projeto de Extensão da Unijuí realiza sonho do garoto Jean, que reside no HCI - Unijuí

Projeto de Extensão da Unijuí realiza sonho do garoto Jean, que reside no HCI

Um dos princípios do Projeto de Extensão das Feiras de Matemática da Unijuí é proporcionar a todas as pessoas a oportunidade de participar e terem seus trabalhos nesta área sendo compartilhados e vistos pela comunidade. Nesta quarta edição da Feira Regional de Matemática em Ijuí, que ocorreu no dia 19 de agosto, essa missão foi evidenciada por uma participação especial.

Jean Carlos Kittlaus, de 17 anos, reside no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) desde o seu nascimento, pois foi diagnosticado com miopatia congênita, um problema raro de saúde que exige cuidados constantes. Contudo, isso não impede Jean de sonhar e realizar esses sonhos. Com 12 anos, ele escreveu um livro, intitulado “O Show do Pavão Fanfarrão”, que foi ilustrado pelo criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, o qual Jean teve a oportunidade de conhecer.

Outro sonho do garoto, como gosta de ser chamado, era receber uma medalha, conforme relatou a professora Nadir Colling, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão), que dá aulas para Jean duas vezes por semana. Ela auxilia no aprendizado do menino desde 2021, quando ele ingressou no Ensino Médio. E, nesta edição da Feira de Matemática da Unijuí, esse sonho foi concretizado.

Com auxílio da professora, Jean não apenas participou da Feira, via Google Meet, como teve um trabalho inscrito e apresentado no evento e acompanhou a cerimônia de premiação de forma online. O projeto, que foi denominado “O Livro dos Números do Jean Pavão Fanfarrão”, teve como objetivo identificar os números em pequenas ações cotidianas, como nas redes sociais e na música.

Como não foi possível entregar a medalha e o troféu a Jean no dia do evento, esse momento aconteceu nesta sexta-feira, dia 2 de setembro. O professor Peterson Avi, coordenador do projeto das Feiras de Matemática e do Espaço + Inovação da Unijuí, juntamente com um bolsista de realidade virtual, professoras e diretor do Ruyzão, realizaram uma visita ao Jean, no HCI.

Além da entrega da premiação, também foi organizada outra ação: o garoto e demais presentes tiveram a oportunidade de “visitar” a Feira de Matemática, por meio de um vídeo 360º produzido durante o evento e do uso do óculos de realidade virtual. “Eu comecei a pensar como poderíamos levar a experiência da Feira para o Jean. Uma das formas foi a participação via Meet e outra foi trazer o óculos de realidade virtual para ele poder ter essa vivência”, relatou Peterson.

A mãe de Jean, a técnica de Enfermagem Eliane Zilke, destaca que esse é um momento de felicidade e gratidão. “Desde o início, quando a professora começou com o projeto, eu fiquei muito feliz. E a inclusão dele na Feira, poder assistir tudo, deixou ele bem feliz e entusiasmado. Então o sentimento que eu tenho é de gratidão, por ele poder participar e interagir com as pessoas”, ressaltou.

A professora Nadir conta que a ideia de elaborar o projeto surgiu quando eles estavam avaliando o que iriam estudar. “Resolvemos estudar e significar os conceitos da Matemática na vida do Jean”, afirma. Ela relata que quando falou da possibilidade dele participar da Feira de Matemática, Jean ficou muito feliz. “Foi algo incrível, ele ficou eufórico. Foi uma experiência única para mim e para ele e que dá motivação e alegria para ele aprender as coisas”, afirmou Nadir.

O professor Peterson Avi salientou também que possibilitar a realização de atividades como essa é um dos papéis da tecnologia e da extensão universitária. “Eu fiquei muito comovido pelo nosso projeto proporcionar esse momento. Esse é o diferencial da extensão dentro da Universidade”, completou o coordenador das Feiras de Matemática.