Iniciada a fase de divulgação e treinamento de alunos para a 2ª Competição MathGo e 1ª Competição PortGo - Unijuí

Na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, o coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software e Matemática da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, participou de uma reunião com o secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza, e com o coordenador pedagógico, José Augusto Fiorin, para o lançamento da 2ª Competição MathGo e da 1ª Competição PortGo.

As iniciativas são promovidas pela Unijuí, a partir do projeto “AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, pelas Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) dos dois municípios: 36ª CRE de Ijuí e 17ª CRE de Santa Rosa.

As competições têm o intuito de estimular o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática a partir do uso de aplicativos, entre estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas e particulares das regiões de abrangência das CREs.

“Na primeira edição da Competição MathGo, tanto o Cláudio quanto o Fiorin foram nossos parceiros na realização da iniciativa. E agora não será diferente. Nós vamos participar de uma reunião com os professores, para apresentar o projeto e para já cadastrá-los nos aplicativos. Será um momento importante para explicar como os aplicativos podem ser utilizados e como vão funcionar as competições e premiações”, explicou o professor Padoin.

As competições terão duas etapas, de forma online: a primeira já está aberta e acontece até o dia 30 de junho, e corresponde à fase de divulgação e treinamento dos alunos. A segunda etapa é a final e será realizada de 1º a 31 de julho, onde cada aluno terá que acessar o aplicativo, o menu jogar e novo jogo, e responder às questões, pontuando individualmente e para a escola. A pontuação final que será considerada para premiação será a observada no aplicativo às 23:59 do dia 31 de julho.

Todos os alunos participantes receberão certificado. Em cada uma das competições, o aluno com maior pontuação receberá um celular Samsung Galaxy A23. As escolas com maior pontuação, em cada uma das competições, receberão um notebook Samsung Book Intel. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de agosto na Unijuí.

Ambas as competições atendem à chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2022, do projeto “Gamificação para promoção da Ciência: Unijuí - ano 3”.