Unijuí, Uffs, UGD e Red Cidir promovem a 1ª Cátedra sobre Integração Transfronteiriça e Desenvolvimento Regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí, Uffs, UGD e Red Cidir promovem a 1ª Cátedra sobre Integração Transfronteiriça e Desenvolvimento Regional

A Unijuí em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) e Universidad Gastón Dachary (UGD) realizarão de forma online entre os dias 30 junho e 08 de julho, a 1ª Cátedra Doutoral da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional – RED Cidir, sobre Integração Transfronteiriça e Desenvolvimento Regional.

O evento é resultado do trabalho em conjunto dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul  e Desarrollo Sustentable e Integración  da Universidad Gastón Dachary. 

A Cátedra tem como público-alvo os estudantes de pós-graduação das Universidades, professores e membros da Red Cidir, para discutir o aumento da integração universitária transfronteiriça, a promoção do desenvolvimento regional e a cooperação entre programas de mestrado e doutorado das Universidades envolvidas na parceria com a Red Cidir. 

Segundo o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, os encontros online serão realizados com atividades expositivas dialogadas, para que haja interatividade entre os participantes. “Trata-se de uma experiência pioneira na Rede Cidir, com perspectivas de continuidade e ampliação”, explicou o professor. 

No dia 30 de junho, o primeiro encontro será realizado às 16h, e abordará o tema “Identidade histórico-cultural da região Missioneira Trinacional”, com o professor doutor, Alfredo Poenitz, da Universidad Gastón Dachary; o professor doutor Pedro Luís Büttenbender, ministrará o segundo dia de Cátedra, no dia 1º de julho, às 8h, sobre “Contexto econômico, social e ambiental atual deste território”. 

No segundo final de semana de Cátedra, o tema "Perspectivas para integração regional e o desenvolvimento sustentável”, será debatido no dia 07 de julho, a partir das 16h, com o professor doutor,  Edemar Rotta, da Universidade Federal da Fronteira Sul. O encerramento do evento será realizado no dia 08 de julho, às 8h, com um seminário de sistematização, apresentado em conjunto pelas Instituições. 

Os participantes da Cátedra receberão no final uma certificação conjunta entre os programas de pós-graduação e Red Cidir. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.