Premiadas as escolas e estudantes nas competições MathGo e PortGo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Premiadas as escolas e estudantes nas competições MathGo e PortGo

Na tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, aconteceu a cerimônia de premiação da 2ª Competição MathGo e da 1ª Competição PortGo, junto ao auditório do Espaço + Inovação Unijuí. Ao todo, 1.214 estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio desafiaram suas habilidades e competências nas disciplinas de português e matemática, por meio da participação nos jogos online

Realizadas de maio a julho, as competições foram promovidas pelo Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais da Unijuí em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa e da 17ª e 36ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A primeira etapa ocorreu entre os dias 23 de maio e 30 de junho e a final entre os dias 1º e 31 de julho, ambas de forma online

“Enquanto professores extensionistas, eu e a professora Bárbara Gündel estamos extremamente felizes por saber que as redes municipal, estadual e particular de ensino entenderam o objetivo do projeto e ajudaram a promover as competições, que têm como principais beneficiados os alunos. Há algum tempo, havia a discussão sobre como tirar os celulares de sala de aula. E nós, na contramão, trabalhamos para que os meios tecnológicos pudessem ser utilizados de uma forma diferente, pelos estudantes e pelos professores, algo que vem acontecendo”, destacou o professor Edson Luiz Padoin, lembrando que o curso de Ciência da Computação vem trabalhando com o curso de Design para tornar os aplicativos mais atrativos e acessíveis, sempre com proteção aos dados. 

Secretário municipal de Educação, Cláudio de Souza destacou a importância do projeto de extensão por trabalhar dois importantes componentes do currículo escolar. “A matemática e a língua portuguesa estão presentes em nossas avaliações externas, tanto em âmbito nacional, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), quanto estadual, através do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers)”, disse. A fala foi reforçada pela coordenadora de RH da 36ª CRE, Elda Tonin Mota Rico, que falou das avaliações e também do impacto positivo que o projeto tem frente aos alunos. 

Premiados

Na 1ª Competição PortGo, Arthur de Ataides da Silva, do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), ficou em 1º lugar; Letícia Soares e Gabriel Kowaleski da Silva, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente; e Henrique Mello, do Imeab, em 4º lugar. 

Na competição MathGo, Bruna Nogueira e Rafaela Schneider, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente. Arthur de Ataides da Silva, do Imeab, em 3º, e em 4º lugar, Maria Victória Campos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros. 

Já no ranking das escolas, o Imeab foi o educandário com maior pontuação na competição de língua portuguesa, seguido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, Escola  Estadual de Ensino Fundamental Centenário e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza.   

O Ceap foi o colégio com a maior pontuação obtida na competição de matemática. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, seguida do Imeab, Escola Municipal de Ensino Fundamental Deolinda Barufaldi e a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Gaklik.

Os dois alunos com as maiores pontuações receberam celulares Samsung Galaxy A23 e as escolas com as maiores pontuações ganharam notebooks Samsung Book Intel. 





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.