Aberta a fase de votação popular do concurso “Meu Podcast nas ondas do rádio” - Unijuí

Aberta a fase de votação popular do concurso “Meu Podcast nas ondas do rádio”

Já está aberta a fase de votação popular do concurso “Meu Podcast nas ondas do rádio”. Para participar, basta acessar a playlist com os podcasts inscritos, no canal do Youtube do Projeto Traças Digitais, e deixar o like na produção preferida, até o dia 20 de setembro. Depois, os 10 podcasts finalistas de cada categoria serão avaliados por uma comissão, considerando a qualidade do conteúdo e a qualidade técnica.

Promovido pelo Projeto de Extensão Traças Digitais da Unijuí em parceria com a Rádio Unijuí FM, o concurso envolveu cerca de 100 estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Ijuí e região. A iniciativa tem como propósito propiciar experiências de aprendizagem com o uso de podcasts, a partir do desenvolvimento de competências como criatividade, leitura crítica, expressividade e letramento digital.

“Nosso principal objetivo é fazer uma ligação entre a extensão e o ensino, e entre o que é estudado, pesquisado nos cursos de licenciatura da Unijuí. O concurso é uma forma de desafiar os alunos e professores a buscar novas formas de aprender e lidar com o conhecimento”, destacou o professor responsável pelo concurso, Anderson Amaral de Oliveira.

O “Meu Podcast nas ondas do Rádio” tem como tema “Cultura digital e aprendizagem escolar por meio da produção de podcasts” e é dividido em três categorias: divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis; narrativas transmídia - livros, HQs, mangás, games e outras mídias; e aprendizagem de outros idiomas - experiências de aprendizagem de línguas adicionais.

Os 10 finalistas de cada categoria receberão certificados e serão convidados para a cerimônia de premiação, que acontecerá durante a ExpoFest Ijuí, no mês de outubro. Os três podcasts vencedores de cada categoria receberão certificação e premiação para os alunos e professores orientadores. As escolas com maior número de podcasts finalistas e pelo menos um podcast inscrito receberão troféu de reconhecimento.

Além da premiação, os podcasts vencedores serão veiculados na programação da Rádio Unijuí FM e disponibilizados nas plataformas digitais da emissora.