Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania promove ação voltada ao empreendedorismo para alunos do Ensino Fundamental - Unijuí

O Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania da Unijuí promoveu nesta quinta-feira, 14 de setembro, a dinâmica transformação de negócios por  meio da ferramenta Lean Canvas, para alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart, de Ijuí. A atividade faz parte da ação “Jovens Visionários: explorando o mundo por meio do empreendedorismo”, promovida pelo Projeto de Extensão em parceria com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec).

As atividades estão sendo desenvolvidas na sede da Criatec, divididas em quatro encontros nos dias 12, 14, 19 e 21 de setembro, conforme explica a analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva. “No primeiro encontro, trabalhamos a parte conceitual trazendo referências sobre empreendedorismo, para que saibam o que é necessário para empreender, mostrando as possibilidades. Neste segundo dia, estamos trabalhando a solução de problemas reais identificados pelos alunos nos seus ambientes escolares e na comunidade em que residem, onde a partir da metodologia Lean Canvas, estamos auxiliando na estruturação da ideia de negócio, pensando no problema, na solução, segmento de clientes e proposta de valor que desejam entregar”, disse.

No próximo encontro, será realizada uma oficina sobre educação financeira, para que os alunos possam mensurar os os custos básicos e organizar a sua vida financeira e, no quarto e último dia, será feito o fechamento da atividade com a apresentação das propostas de cada grupo, sendo premiada a melhor ideia.

Segundo a coordenadora do Projeto de Extensão de Gestão Social e Cidadania da Unijuí, professora Sandra Albarello, o projeto tem como foco a região do Parque da Pedreira, envolvendo os moradores e escolas desta localidade, onde é realizado um  trabalho contínuo com a comunidade e a ação Jovens Visionários faz parte da proposta. “O nosso objetivo é empoderar a sociedade sobre a possibilidade de se tornarem agentes de mudança, que podem trazer soluções para os problemas do dia a dia”, destaca.

Para o estudante Arthur Oliveira, que está participando da atividade, a experiência está sendo positiva. “É uma oportunidade muito boa que estou tendo para saber como empreender, que é algo que eu não tinha familiaridade. Estou aprendendo como cuidar de um problema pensando em soluções viáveis. A natureza em si deste projeto é interessante, pois instiga o nosso pensamento para questões que acontecem na nossa vida como um todo”, pontua.