Concurso “Meu Podcast nas ondas do Rádio” chega à fase final - Unijuí

Concurso “Meu Podcast nas ondas do Rádio” chega à fase final

O concurso “Meu Podcast nas ondas do Rádio”, promovido pelo Projeto de Extensão Traças Digitais da Unijuí, em parceria com a Unijuí FM, está na sua reta final. A iniciativa tem o objetivo de desafiar estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas dos municípios de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a desenvolverem, juntamente com seus professores orientadores, podcasts como ferramentas de aprendizagem dos conteúdos escolares.

O tema geral escolhido para servir de referência para as produções foi “Cultura digital e aprendizagem escolar por meio da produção de podcast”. Durante a segunda fase do concurso, os podcasts foram hospedados numa playlist no canal do Projeto Traças Digitais, no Youtube (www.youtube.com/@TracasDigitais), ficando disponíveis para o público que acompanha o projeto e, também, para os estudantes divulgarem em suas próprias redes sociais, uma vez que o critério classificatório foi a popularidade.

A escolha dos finalistas de cada categoria considerou um conjunto de fatores como o índice de curtidas por visualização e o índice do tempo médio de visualização em relação ao tempo dos episódios. Na terceira e última fase, os podcasts classificados serão avaliados por uma banca, composta por membros do Projeto Traças Digitais, da Rádio Unijuí FM e do setor de Tecnologias Educacionais da SMEd - Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, que irão considerar dois critérios fundamentais: qualidade do conteúdo e qualidade técnica.

Entre os finalistas estão:

CATEGORIA 1 - Divulgação científica: meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis

BeeCast

Sustentabilidade em Ação: Cuidando do Nosso Planeta

Vida saudável e alimentação equilibrada.

Planeta em Pauta

Meio ambiente - Aquecimento global

CATEGORIA 2 - Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias

Buraco Negro

PodHelp: Earth Hero:Ação climática

Hay Day(fazendinha)

A culpa realmente e dos jogos

Verdades sobre livros

RPG na escola

Debatendo Fatos

GamesTalk "Games"

Uma viagem até o metaverso

Assuntos do Momento

CATEGORIA 3 - Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais

Pod Hablar Brazil

PodCe

Os estudantes representam as escolas Antônio Mastela (Jóia), inscrita nas três categorias; CEAP (Ijuí), também inscrita nas três categorias; a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, inscrita nas categorias 1 e 2; Escola Ruy Barbosa (Ijuí), inscrita na categoria 2; Escola José Anchieta (Panambi), somente na categoria 1; e a Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha, inscrita na categoria 2. Todos os finalistas serão certificados pela Unijuí.

A votação da banca, que acontece ao longo da semana, irá definir os três melhores podcasts de cada categoria. Ao longo da próxima semana serão divulgados os podcasts ganhadores, e os respectivos estudantes e orientadores de cada categoria. O evento de premiação será no dia 28 de outubro, pela manhã, na Livraria Literatus Xoks.