Unijuí leva extensão universitária à 3ª edição do Dia da Cidadania - Unijuí

Unijuí leva extensão universitária à 3ª edição do Dia da Cidadania

Aconteceu no último sábado, 4 de novembro, a 3ª edição do Dia da Cidadania junto à Estação Cidadania, Cultura e Esporte do Parque da Pedreira. O evento foi organizado pela Unijuí, a partir da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania, em parceria com o Município de ijuí, através da coordenação da Estação Cidadania, Cultura e Esporte do Parque da Pedreira.

Tendo como objetivo promover um conjunto de atividades para as comunidades dos bairros Pindorama e Thomé de Souza, localizadas no entorno do Parque da Pedreira, o Dia da Cidadania contou com uma série de ações às famílias, começando pela apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes. As crianças puderam se divertir com brinquedos infláveis; com os integrantes do grupo circense Liberi, do Parque; e se deliciar com a distribuição de pipoca e algodão-doce.

O Projeto de Extensão Educação em Saúde tirou dúvidas sobre doenças, aferiu a pressão arterial, fez testes de glicemia e tipagem sanguínea e, junto com o Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania, promoveu a orientação sobre alimentação saudável. O mesmo projeto esteve encarregado de levar ao público a experiência dos óculos de realidade virtual, junto com o curso de Administração.

Enquanto isso, o Projeto de Extensão Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo nas Escolas esteve à disposição para tirar dúvidas sobre a organização do orçamento familiar. Já o Balcão do Consumidor promoveu um jogo de perguntas e respostas, que concedia aos ganhadores brindes da Instituição.

Outras entidades também participaram do evento, como a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan),  Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), Brigada Militar e o Posto de Saúde da Comunidade, que esteve realizando a aplicação de vacinas, aferição da pressão arterial e testes de glicemia. A Secretaria do Meio Ambiente realizou a microchipagem de equinos, coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha usado e raios-x. Além disso, foi realizada a feira de adoção de animais.

“Em nome da Unijuí, agradeço a oportunidade de ter participado pelo terceiro ano consecutivo desta iniciativa. Para a Universidade, este é um momento muito importante para ter contato e para trabalhar junto com a comunidade. Não poderíamos ficar de fora de um evento que é realizado num local tão icônico, onde se materializa a ideia de que a presença do Estado pode melhorar a vida das pessoas”, destacou em sua fala o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que agradeceu a presença dos estudantes e professores envolvidos nas atividades.