Unijuí promove mais uma edição da Feira Estadual de Matemática - Unijuí

Unijuí promove mais uma edição da Feira Estadual de Matemática

Com o objetivo de despertar maior interesse dos estudantes pelo ensino da matemática e socializar os trabalhos realizados na área, a Unijuí promoveu nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, a IV Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no formato online, no canal do Youtube da Unijuí e foi promovido pela Universidade por meio do Projeto de Extensão Feiras de Matemática que contou com apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Estado (SBEM-RS).

Na abertura do evento, o diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Estado, professor José Carlos Pinto Leivas, destacou a importância da parceria para a promoção do evento. “Com muita alegria, atuamos como apoiadores para a realização da Feira. Esperamos grandes novidades que certamente trarão contribuições para a educação matemática”, pontuou.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, falou sobre a satisfação da Universidade em poder ofertar, via Projeto de Extensão Feiras de Matemática, um espaço para o aprendizado coletivo. “Além disso, saliento a dedicação dos professores e bolsistas envolvidos no projeto para que este evento fosse realizado, onde ao longo de todo o ano, apoiaram e  estimularam os docentes e alunos da Educação Básica da nossa região de abrangência para o desenvolvimento de atividades”, frisou.

No total, 36 trabalhos foram apresentados sendo que, pela manhã, foram quatro trabalhos da Educação Especial, dois da Educação Infantil e nove dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. À tarde, foram apresentados 15 trabalhos dos Anos Finais e seis do Ensino Médio.

Segundo o professor e coordenador do Projeto de Extensão Feiras de Matemática, Peterson Cleyton Avi, esta edição foi um momento ímpar para a educação matemática no Estado. “A matemática esteve em destaque e principalmente, a valorização dos projetos realizados nas escolas com o protagonismo dos sujeitos principais que são os alunos e os professores. Esse é um dos grandes princípios da feira de matemática”, finalizou.