UNIJUÍ presente no VI Simpósio Iberoamericano - Unijuí

UNIJUÍ presente no VI Simpósio Iberoamericano

O Simpósio aconteceu sexta e sábado, em Encarnación, Câmpus Itapúa, no Paraguai.

A UNIJUÍ como membro e coordenadora da Rede Universitária orientada ao Comércio Internacional, o Desenvolvimento e a Integração Regional (Red CIDIR) participou ativamente da promoção e realização do VI Simpósio Iberoamericano, nos dias 17 e 18 de outubro, na Universidad Católica de Itapuá - UCI - Câmpus Itapuá, em Encarnación, no Paraguai.

Participaram do evento professores pesquisadores vinculados aos programas de mestrado da UNIJUÍ, coordenadores de projetos, bolsistas e acadêmicos, através de exposição de 14 trabalhos submetidos e aprovados. O simpósio contou com a participação de seis países na apresentação de trabalhos durante os dois dias de evento.

Conjuntamente ao Simpósio foram realizados mais três eventos agregados: reunião com as Universidades membros da Rede; Integração dos acadêmicos dos países Brasil, Argentina e Paraguai com o evento “Taller de Integración Académica Trinacional: Ronda de Mate Três Sabores” ea Assembleia daFederação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (FEBAP) juntamente com a coordenação da Red Cidir.

Durante a reunião da Red Cidir com as Universidades foi apresentado o relatório das principais ações desenvolvidas, bem como a configuração do novo portal da Rede. Também foi definida a data e local da realização do VII Simpósio, que acontecerá no mês de outubro de 2015 na Universidad Gastón Dachary em Posadas, na Argentina.  Assim como, definições de prioridades a partir de 2015: participação da Red Cidir nos comitês de fronteira; desenvolvimento do projeto euro social que visa fomentar a integração e o desenvolvimento transfronteiriço; criação do observatório de fronteira na região trinacional e apoio da rede a elaboração do projeto de doutorado em desenvolvimento sustentável sob promoção da Universidad Gastón Dachary.

A assembleia da Coordenação da Red Cidir juntamente com a diretoria da FEBAP também foi realizada na sexta-feira, dia 17. No encontro a FEBAP apresentou um conjunto de prioridades do plano estratégico através do qual buscam apoio da Rede.

O professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), Pedro Luís Büttenbender, que responde pela Coordenação Internacional da Rede de Universidades, destaca que as ações práticas e concretas da UNIJUÍ em ambiente internacional fortalecem os programas de ensino de graduação, pós-graduação e projetos de pesquisa. “O Simpósio em sua VI edição se consolida com o espaço de socialização de resultados de pesquisa e de fomento ao conhecimento da integração transfronteiriça e o desenvolvimento”.