Bancada gaúcha e reitores participam de reunião no MEC - Unijuí

Bancada gaúcha e reitores participam de reunião no MEC

Bancada Gaúcha e Reitores foram recebidos pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para discutir sobre a liberação de recursos do Fies.

A Bancada Gaúcha no Congresso e reitores de universidades comunitárias do Rio Grande do Sul foram recebidos na quinta-feira, 28 de maio, pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. A pauta do encontro foi o atraso nos repasses federais para as instituições de ensino que disponibilizam matrículas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Vice-Reitor de Administração da UNIJUÍ, Laerde Gehrke, participou da reunião.

Na reunião, o secretário-executivo do órgão, Luiz Cláudio Costa, salientou que o MEC já dispõe de orçamento para saldar os débitos e colocar os pagamentos em dia, anunciando a liberação de R$ 1,1 bilhão para o pagamento de contratos. No entanto, as instituições de ensino superior presentes relataram atrasos no pagamento do Fies, em percentuais diferentes. Diante destes relatos, o ministro Renato Janine Ribeiro convocou os diretores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a realização de uma reunião técnica, ficando definido que a situação será avaliada caso a caso, para ver o motivo do atraso de alguns pagamentos.

A Reitora da Universidade Regional da Campanha (Urcamp), Lia Quintana, falou em nome das instituições comunitárias gaúchas, destacando que grande parte das matrículas das instituições são oriundas do Fies.

Fotos: Assessoria de Imprensa / Deputado Jerônimo Goergen