Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Destaques Museu

Através do Prêmio Darcy Ribeiro 2019, MADP realiza oficinas nas escolas da rede municipal

No último mês, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) esteve em diversas escolas da rede municipal de Ijuí. Realizando oficinas de jogos culturais com algumas turmas dos Anos Finais, a Instituição pode compartilhar brincadeiras de diferentes povos identitários com os estudantes.

As oficinas fazem parte do plano de trabalho do 7° Prêmio Darcy Ribeiro, no qual o Museu foi contemplado com o projeto "Exposição Pandorgueando – Brinquedos, jogos e brincadeiras de geração a geração", que tem como objetivo proporcionar à comunidade estudantil o conhecimento e a identificação de jogos de diferentes culturas. Apresentando para os adolescentes os jogos da Mancala e Onça, de origem africana e indígena respectivamente; trazendo atividades diferentes e usuais às práticas normais de brincadeiras, foi possível disseminar os jogos levados pela Instituição até os alunos. 

Realizando 47 oficinas no mês de setembro, a equipe do Madp percorreu 13 escolas da rede municipal de Ijuí, envolveu turmas do 4° ao 6° Ano do Ensino Fundamental, atendendo 716 alunos e professores durante as atividades.

Mantendo a questão da pandemia em pauta, o Madp resolveu ir até as escolas ofertar as oficinas, em contrapartida a uma proposta que já estava estruturada, mas que seria realizada nas dependências da Instituição. Os materiais disponibilizados foram todos confeccionados pensando na possibilidade de  higienização após o uso. Placas de PVC expandidos foram os tabuleiros e sementes variadas para os jogos foram fornecidas pelas escolas. 

A participação nas oficinas pelas turmas aconteceram de forma interativa e contextualizada através da orientação de Fabrício Souza e Giordano Toniazzo, que acompanharam o processo de organização, execução e desenvolvimento dos jogos propostos de acordo com o que a Base Nacional Comum Curricular define para aprendizagens essenciais. “Para pensar o ensino de História é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documentos capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram”, destaca a professora e coordenadora da Escola Dona Leopoldina, Vera Granville, que participou do circuito das oficinas nas escolas.


MADP está inserido no projeto "Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças"

Se inserindo em diversos projetos e iniciativas públicas, o Madp está presente no projeto “Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças”:

Constitui-se de um evento que inclui instituições da capital e do interior. Este projeto consiste em dois formatos (virtual e presencial). O formato virtual é uma iniciativa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul – APERS iniciada na Semana Nacional de Arquivos neste ano, junto com Arquivo Nacional (evento anual do mês de junho), com o apoio da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande dos Sul - AAAP.

A Exposição virtual “Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças”, enquanto evento coletivo, busca agregar entidades públicas e privadas, com o objetivo de empreender estratégias de marketing e compartilhamento de públicos na difusão do acervo documental arquivístico.

O formato "virtual" tem a finalidade de dar visibilidade e proporcionar aproximação do acervo das instituições arquivísticas e de memória à sociedade, principalmente difundindo os documentos que remetem ao imaginário e pertencimento do local em que a instituição se situa, como também oportunizar a divulgação dos seus serviços prestados e desenvolvidos.

Para acessar página do projeto: www.caminhosdosarquivos.com
Para acessar informações do Madp, basta localizar seu ícone.


MADP É HOMENAGEADO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE IJUÍ

Na noite da última segunda-feira, durante sessão solene na Câmara dos Vereadores de Ijuí, o Museu Antropológico Diretor Pestana, foi homenageado devido aos 60 anos de história que completou neste ano. 

Após início da sessão e formalização da homenagem, alguns vereadores fizeram o uso da palavra, para reforçar e agraciar o importante papel de um Museu na sociedade, referenciando o Madp pelo trabalho realizado desde sua fundação.

Presente na sessão como representante para receber a homenagem, a presidente da Fidene e reitora da UNIJUÍ, Cátia Nehring, expressou sua gratidão em palavras, reforçando também a valorização dos órgãos que preservam a história de sua localidade, contribuindo para a formação dos indivíduos que fazem parte dela.

Em conjunto, a referência do Madp, Cláudia Bohrer, fez uso do espaço para agradecer a consideração do Poder Legislativo de Ijuí em reconhecer o aniversário da instituição: “É de grande importância este reconhecimento, principalmente pelo trabalho feito na preservação da memória de nossa comunidade, o patrimônio cultural, um papel importantíssimo na formação educacional de nossas crianças, e na manutenção dessa bonita história”, finalizou a diretora agradecendo a
casa pela homenagem.

As comemorações de 60 anos do Madp, tiveram início no mês maio, porém continuarão por todo ano, completando 1 ano de eventos referentes ao seu aniversário. Relembrando que o Museu, de forma controlada e com restrições, reabriu suas portas para o público de forma presencial no início do mês, a exposição permanente e serviços de pesquisas estão
disponíveis para a comunidade, basta entrar em contato para agendamento da atividade.

Texto por Giordano Toniazzo

Acompanhe o trabalho do Museu nas redes sociais:

facebok.com/madpunijui e instagram.com/museumadp

Telefone: (55) 3332-0258

E-mail: madp@unijui.edu.br


PALESTRA VIRTUAL "CORUJA TRAZ MAU PRESSÁGIO?"

Essa curiosidade é mais uma temática explorada na Exposição Virtual "A Ciência Explica! Desmistificando..."
Exposição ligada ao projeto "Conhecer para Preservar", que já está na sua 13ª edição junto ao Museu. 
Acesse o link e participe!

https://www.youtube.com/watch?v=jCSF0zDKxGE


PALESTRA VIRTUAL "CRISE CLIMÁTICA E O SUL DO BRASIL"

Acontece hoje à noite, à partir das 19h30, mais uma palestra da exposição virtual Conhecer para Preservar, A Ciência explica! Desmistificando...

O tema abordado será "Crise Climática e o Sul do Brasil", com Francisco Eliseu Aquino e mediação de Juliana Maria Fachinetto.

Para participar acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=rNetQQ41G38


PALESTRA VIRTUAL "EXISTE RAÇA HUMANA? PERSPECTIVA BIOLÓGICA E SOCIAL"

Acontece hoje à tarde, à partir das 14h mais um uma palestra no "Ciclo de Palestras Virtuais". O tema abordado será "Existe Raça Humana? Perspectiva Biológica e Social", com Josei Fernandes Pereira e Maria Cristina Pansera de Araújo e mediação Juliana Maria Fachinetto.

Para participar acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=TtR420Qt6Dk


CICLO DE PALESTRAS VIRTUAIS

Acontece hoje à tarde, à partir das 14h mais um um encontro no "Ciclo de Palestras Virtuais". O tema abordado será "Vacinação contra a Covid-19: O que esperar?". A palestra virtual contará com a fala do Secretário de Saúde Marcio Júnior Strassburger e mediação Juliana Maria Fachinetto.

Para participar acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_iY5YrNTeQM


IJUÍ PERDE UM GRANDE JORNALISTA E ESCRITOR

A Associação de Amigos do Madp e o Museu Antropológico Diretor Pestana, com pesar noticiam o falecimento do jornalista Ademar Campos Bindé, aos 88 anos de idade em decorrência de parada cardiorrespiratória.

Ademar Campos Bindé, nasceu em 30 de setembro de 1932, em Campo Novo, na época distrito de Palmeira das Missões. Era filho do Capitão João Arbo Bindé e de Luiza Campos Bindé. Em Ijuí, na década de 1950 trabalhou no Frigorifico Serrano e em 12 de novembro de 1956 começou a trabalhar no Jornal Correio Serrano. Em 01 de dezembro de 1973 assumiu o cargo de redator-chefe do Jornal da Manhã cargo que ficou até 15 de agosto de 1983.
Em 23 de setembro de 1989 foi fundador do Jornal Cidade juntamente com seu irmão Wilmar Campos Bindé, seus filhos Carlos José, João Luis e sobrinho Péricles Vilmar. O jornal foi editado até meados de 1995. Posteriormente atuou como cronista em diversos Jornais entre os quais Jornal Hora H, Portal Ijuí News e O Repórter.
O Sr. Ademar Bindé sempre foi um incansável defensor da cultura ijuiense, como escritor foi um dos fundadores do "Circulo de Escritores Letra Fora da Gaveta", membro da Fundação Cultural de Ijuí, do Conselho Municipal de Cultura e fez parte de todas as gestões da AAMADP desde a sua fundação, com exceção da última.

Foi um assíduo frequentador do Museu em suas incansáveis pesquisas sobre a história de Ijuí, pesquisas essas que resultaram em diversos livros.

À família enlutada nossos sinceros pêsames.


MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA - 60 ANOS DE HISTÓRIA

O Museu Antropológico Diretor Pestana, foi criado em 25 de maio de 1961 com o objetivo de reunir e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer. Com o passar dos anos o Museu se constituiu em um espaço de visitação e pesquisa reconhecido, atendendo não apenas a comunidade local e regional, mas também de outros estados e países. 

Em comemoração ao aniversário do Museu será realizado um Show Musical online com Rodrigo Soltton.

O evento será realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Haverá sorteio de ingressos para futuras visitações no Museu para escolas da rede pública de Ijuí e região.

Acesse o link https://linktr.ee/museumadp e saiba mais.


MECENATO

Acesse abaixo Projetos Mecenato 2021 e saiba como participar!


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.