Rede de Sutiãs Cor-de-Rosa marca a adesão da Fidene/Unijuí ao Outubro Rosa 2015 - Unijuí

Rede de Sutiãs Cor-de-Rosa marca a adesão da Fidene/Unijuí ao Outubro Rosa 2015

Uma ação diferenciada promovida na manhã desta quarta-feira, no Câmpus Ijuí, marcou oficialmente a adesão da Fidene/Unijuí à campanha do Outubro Rosa 2015.

A ação foi marcada pela estruturação de uma Rede de Sutiãs Cor-de-Rosa, como marco referencial do movimento mundial Outubro Rosa na instituição. A atividade envolveu representantes de todos os departamentos, setores e mantidas da Instituição, acadêmicos dos cursos de saúde e representantes do Gabinete da Primeira Dama e da 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

A professora Arlete Roman, do Curso de Enfermagem, falou sobre a campanha, que este ano tem como slogan “Vamos falar sobre isso”. Segundo ela, a Fidene/Unijuí esteve sempre engajada nesta campanha, que mundialmente é desenvolvida desde a década de 90, por entender que é compromisso de todas as instituições e de toda a sociedade falar sobre este tema, alertando para a conscientização e a troca de informação sobre a prevenção. “Não queremos discutir só a doença, mas queremos discutir a ideia de identificar o câncer precocemente, pois quanto mais cedo a descoberta, maior a chance de cura, de um tratamento ser eficaz. A Universidade sempre se coloca parceira dessa campanha justamente para fazer um chamamento a toda sociedade”. Sobre a ação da Rede de Sutiãs Cor-de-Rosa, destacou como uma ação diferenciada. “Ousamos no sentido de dizer que o sutiã nos representa, fazendo com que entremos de peito nesta campanha”.

Outras ações

A Fidene/Unijuí apoia há vários anos o Movimento Outubro Rosa - campanha mundial de conscientização à prevenção do câncer de mama. Neste sentido, várias ações estão sendo efetivadas e incentivadas para marcar esse período de conscientização, que vão desde a ornamentação dos setores na cor do movimento, estímulo ao uso do laço rosa durante o mês de outubro e a iluminação rosa em espaços dos câmpus.

No dia 13, na programação da Expoijuí 2015, no Parque de Exposições, acontece o Dia D na luta contra o câncer de mama, com uma atividade especial coordenada pelo Curso de Enfermagem na Casa da Unijuí. No dia 17, a Instituição vai se engajar na caminhada promovida pelo Sesc de ijuí. Também está prevista uma exposição do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Museu Antropológico Diretor Pestana sobre a temática, no hall da Biblioteca do Câmpus Ijuí, entre os dias 20 e 26 de outubro. E também será promovida uma palestra, ainda em data a ser confirmada, com a médica mastologista Maria Cristina Biesdorf Pretto sobre Prevenção ao Câncer de Mama, numa promoção do SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.