Unijuí integra ações da Semana do Coração - Unijuí

Unijuí integra ações da Semana do Coração

Com o tema “Você é o maior responsável pela sua saúde”, a Semana do Coração iniciou na segunda-feira, dia 05 e segue com diversas atividades de conscientização para o cuidado com a saúde.

Com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre os cuidados com a saúde do coração, a programação da Semana do Coração integra a Unijuí, Governo Estadual, Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul – SOCERGS, Instituto de Cardiologia de Cruz Alta, Unicruz e Enovative.

Na Unijuí, o Departamento de Ciências da Vida - DCVida e Grupo de Pesquisa em Atenção à Saúde GPAS/Unijuí em parceria com os cursos de Enfermagem, Farmácia Fisioterapia, Nutrição, Estética e Cosmética integraram as atividades da semana, em ações como verificação da Pressão Arterial, Peso, Estatura, Circunferência da Cintura Abdominal, demonstração e explicação da Anatomia do Coração e Vasos Sanguíneos, orientação sobre o uso de medicamentos e plantas para o coração, orientação para uma alimentação saudável e aplicação de questionário sobre saúde do coração, realizadas na praça da República.

Também foram realizadas uma caminhada orientada e atividades para crianças de escolas de educação infantil, com educação sobre a anatomia do coração, palestras de educação na saúde do coração – Atividade orientada pelo projeto de extensão “Atenção a Saúde da Criança”, da Unijuí. Nesta quarta-feira foi realizada a caminhada orientada na pista de atletismo da Unijuí, organizada pelos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unijuí.

Já na tarde desta quinta-feira, foram realizadas palestras com médicos cardiologistas, abordando temas relevantes para o cuidado com a saúde do coração, entre elas: “Emergência cardiológica extra hospitalar. Como proceder?” com o palestrante Rodrigo Alessandro Rodrigues da Silva (Médico Cardiologista/INCOR/Ijuí/RS), “Avanços da cirurgia cardíaca” com a palestrante Silvana A. Berwanger (Médica cirurgiã cardíaca/ INCOR/Ijuí/RS) e “Cateterismo cardíaco e Angioplastia Coronaria Transluminal Percutánea (ACTP). O que precisamos saber?”, com o palestrante Leandro Bazzanela (Médico cardiologia/ INCOR/Ijuí/RS).

Também ocorre, na tarde desta quinta-feira, a mesa redonda: Ações do Profissional de Saúde no cuidado com o paciente/família cardiopata, abordando os seguintes aspectos:

Aspectos do Enfermeiro - Eniva Miladi fernandes Stumm (UNIJUI)

Aspectos do Fisioterapeuta - Pollyana Windmoller (INCOR/UNIJUI).

Aspectos do Nutricionista - Silmara Steinmetz  (FUMSSAR/UNIJUÍ)

Aspectos do Farmacêutico - Andressa Pagno (Mestranda em Gerontologia pela UFSM)

Aspectos do Educador Físico – Thiago Gomes Heck (UNIJUI)

As atividades da Semana do Coração encerram nesta sexta-feira, dia 09, com palestra para familiares na sala de espera da sala da Hemodinâmica e treinamento com técnicos de enfermagem da emergência sobre o infarto agudo do miocárdio e cuidados de enfermagem pré e pós angioplastia. As atividades serão realizadas no Instituto de Cardiologia de Ijuí - INCOR/HCI.

Na Unijuí, a coordenação é da professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, do DCVida. “Esse conjunto de atividades tem o objetivo de proporcionar o conhecimento, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a população em geral, sobre a saúde do coração e fazer uma reflexão sobre o que estamos fazendo em prol da saúde do coração”, observa a professora.

A Semana do Coração

A Semana do Coração é uma campanha informativa e educativa e tem como objetivo, conscientizar e orientar a população sobre os cuidados com a saúde do coração, e, promover a prevenção e a saúde que é um grande desafio. As doenças do coração são atualmente as maiores causas de mortalidade no Brasil. Os gaúchos são os que possuem os maiores índices de obesidade, hipertensão, tabagismo e hipercolesterolemia.