Escolas de Ajuricaba participam de análise sensorial de produtos à base de peixe - Unijuí

Os professores e bolsistas do projeto “Desenvolvimento de produtos alimentícios à base de carne de peixe”, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia realizaram nessa terça feira a análise sensorial de biscoitos e empanados à base de peixe nas escolas Emilio de Menezes, Nelci Tobias e Luiz Fogliatto, no município de Ajuricaba.

O projeto tem como objetivo desenvolver produtos à base de peixe e realizar pesquisas para a utilização das sobras do peixe na produção de biotecnologias. Além disso, a tecnologia desenvolvida será transferida aos produtores familiares rurais. As metas do projeto são acompanhadas pelo Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, e pela Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, e pela AGIT, com apoio da Prefeitura Municipal de Ajuricaba, Emater, Sebrae, Cooprana e Saboreal.

Nessa primeira etapa participaram na análise sensorial 60 crianças de 10 a 15 anos de idade, mediante autorização dos pais. Para o segundo ano do projeto está prevista a análise sensorial de outras amostras de produtos à base de carne de peixe. Os produtos são desenvolvidos no laboratório de Nutrição da UNIJUÍ.

Participam do projeto os professores Eilamaria Libardoni Vieira (Nutrição), Raul Vicenzi (Nutrição), Fernanda da Cunha Ferreira (Engenharia Química) e Alessandro Hermann (Química) e as bolsistas dos cursos de Nutrição e Engenharia Química Liane Fonseca, Fabiana Didoné e Carolina Bragato. Também fazem parte do projeto as bolsistas voluntárias Taís Siqueira, Bruna Endel, Mônica Mokan, Bruna Aline Brun e Maria Augusta Libardoni.

A professora Roseila Preto, secretária de Educação, conduziu a visita nas escolas e acompanhou as atividades da análise sensorial.