Estudantes mostram suas opiniões na Avaliação Docente da UNIJUÍ - Unijuí

Estudantes mostram suas opiniões na Avaliação Docente da UNIJUÍ

A UNIJUÍ quer saber o que os estudantes têm a dizer. Eles respondem na Avaliação Docente, que está disponível no Portal do Aluno até o dia 06 de junho.

Todos os semestres os estudantes da UNIJUÍ são convidados a falar o que pensam. No Portal do Aluno é disponibilizado o questionário online da Avaliação Docente, que os alunos respondem para avaliar as disciplinas cursadas no semestre e a atuação dos professores. O processo é rápido e sigiloso, ou seja, o estudante não é identificado, é levada em conta apenas a sua opinião.

A partir dessa avaliação, que pode ser feita até o dia 06 de junho, o estudante contribui diretamente para a melhoria do curso que está matriculado. O objetivo é avaliar a interação do aluno com a disciplina, o professor e aspectos gerais da instituição. Assim é possível fazer um diagnóstico do que acontece em sala de aula através da visão do estudante e com isso aprimorar o projeto pedagógico e tomar decisões sobre o planejamento institucional. O processo é coordenado pela Vice-Reitoria de Graduação (VRG) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Com a palavra, os estudantes

Além de mostrar o que pensam na Avaliação Docente, eles também opinam sobre a possibilidade de serem ouvidos dentro da Universidade. Confira:

“Acho a avaliação docente de grande valia, afinal nos dá a oportunidade de opinar sobre as matérias e dizer o que realmente acontece em sala de aula. É um momento em que o aluno ganha voz, auxiliando muito na mudança das aulas e principalmente na forma do professor dar a aula”. Larissa Berwanger, 5º semestre de Jornalismo.

“A avaliação docente possui grande relevância para nós acadêmicos e também para a nossa Universidade, pois é a nossa “voz” dentro desta, e por isto temos que valorizá-la. Acredito que a nossa formação acadêmica é uma construção em conjunto do aluno com o seu professor, e se esta relação está prejudicada, consequentemente o processo de aprendizagem também será prejudicado. E é aí que entra a avaliação docente, que nos possibilita expor a nossa opinião sobre as disciplinas e a respeito dos métodos de ensino utilizados pelos nossos docentes, se estão sendo eficientes ou não, sempre de forma construtiva e ética, auxiliando nossos mestres a aprimorar seus métodos de ensino, contribuindo para que estes sigam inovando cada vez mais, resultando em um benefício mútuo a estudantes e professores. A avaliação docente é uma grande oportunidade de exercermos o nosso papel de acadêmicos”. Nicolli Follak, 7º semestre de Enfermagem.

“Acho que é um processo em que todos os alunos deveriam participar, pois é a forma mais efetiva de melhorar o aprendizado de futuros alunos das disciplinas, assim melhorando o próprio curso de graduação”. Adrian Rigoli, 8º semestre de Engenharia Elétrica.

Para saber mais detalhes, confira também as dicas do estudante de Jornalismo Rafael Keske sobre a Avaliação Docente: