Saiba mais sobre o processo de eleição da reitoria - Unijuí

Saiba mais sobre o processo de eleição da reitoria

O processo eleitoral para a escolha da nova reitoria já está em andamento.

No dia 27 de outubro acontece a votação para a escolha do reitor e dos vice-reitores da Unijuí para o mandato que vai de 13/12/2016 a 12/12/2019. Uma comissão eleitoral formada pelos representantes do corpo docente, Eniva Milani Fernandes Stumm e Joaquim Henrique Gatto, pelos representantes dos técnicos-administrativos, Fabio Frá Fernandes e Sandra Maria da Silva, pela representante do corpo discente, Luana Cristina Dryer, e pelo representante da comunidade externa, Odacir Secchi, está dando andamento ao processo, de acordo com os estatutos da Fidene e da Unijuí.

O professor Joaquim Henrique Gatto, presidente da comissão eleitoral, explica que o corpo eleitoral é formado pelo corpo docente, corpo discente, técnicos-administrativos e pela comunidade externa. Além disso, integrantes das mantidas da Fidene (EFA, Museu Antropológico Diretor Pestana e Rádio Unijuí FM), prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores das cidades onde a Unijuí possui campus e representes de entidades sindicais, como o Sinpro e o Sinteep, fazem parte do processo eleitoral.

"A cada eleição verificamos o percentual de participação em eleições anteriores e notamos que, no que tange à eleição da reitoria, já está consolidada a compreensão do compromisso que todos temos frente a esta escolha dos líderes da nossa instituição. No entanto, queremos dar uma atenção especial ao corpo discente, pois sentimos esse colégio eleitoral ainda um pouco distante desse processo, queremos que os estudantes participem mais", destaca o professor.

Voto das categorias

Existem pesos distintos de votos em cada categoria. Segundo Joaquim Gatto, o peso é proporcional e obedece a um critério de ponderação: “o corpo docente possui um índice de 50% do colégio eleitoral, o técnico-administrativo 20%, o corpo discente 20% e a comunidade externa 10%, ao final é feito um cálculo para atingir a pontuação final e chegar ao resultado da eleição”.

Sobre a votação:

Data da eleição: 27 de outubro de 2016
Horário: 8h30min às 22h
Local: Unijuí Virtual (votação via internet, mediante login e senha).

Mais informações podem ser obtidas na página: http://www.unijui.edu.br/eleicaoreitoria