Prêmio Pioneiras da Ecologia, da Assembleia Legislativa, será entregue à UNIJUÍ FM - Unijuí

A premiação acontece no dia 7 de dezembro, em Porto alegre

O projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí, desenvolvido pela Rádio UNIJUÍ FM venceu o Prêmio Pioneiras da Ecologia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Com o mote "a preservação do meio ambiente também passa pelo rádio", a premiação ocorre na categoria "Institucional", atendendo ao critério de "Geração e Acesso ao Conhecimento".

O projeto, além de levar o rádio para a sala de aula, permite que os alunos tenham o acesso ao conhecimento sobre meio ambiente veiculado ao vivo na programação, oportunizando aos professores o desenvolvimento de atividades lúdicas, práticas e de pesquisa sobre temas como lixo, dengue, reciclagem, horta, água, entre outros. Também trabalha com dinâmicas voltadas à comunicação, à expressão e ao estímulo da oralidade, durante a fase de visitas às escolas, registradas em áudio, vídeo e fotos.

Em 2016 as ações foram desenvolvidas em 12 escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, contemplando 1.800 alunos e um público de 8 mil pessoas incluindo a comunidade escolar e familiar. Este ano o projeto já havia conquistado o Prêmio Ben Hur Lenz César Mafra, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na categoria imprensa, por atender o objetivo da promoção da educação ambiental.

Ao todo são sete premiações: em 2013 a UNIJUÍ FM foi nomeada para o Green Project Awards (GPA Brasil), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos governamentais brasileiros. No ano seguinte conquistou o Prêmio "Ludwig Raichardt Filho", da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o "Troféu Pioneiras da Ecologia - Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner", promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 2015 o projeto foi contemplado com recursos do Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente (CONSEMA), destinado à aquisição de uma máquina fotográfica, um tablet e um gravador digital, pensando na qualidade da divulgação dos materiais. E também foi agraciado pelo Prêmio von Martius de Sustentabilidade, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, com patrocínio da Volkswagen.

Lembrando, a entrega do Prêmio Pioneiras da Ecologia acontecerá no dia 7 de dezembro, às 13h, no Salão Júlio de Castilhos, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Ouça a notícia sobre a conquista do Prêmio: