O Coaching e o Mentoring como assessoramento de carreira - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Coaching e o Mentoring como assessoramento de carreira

Coaching e Mentoring são técnicas avançadas de assessoramento de carreira a executivos e profissionais em ascensão. Para quem deseja se especializar-se neste tema, a Unijuí oferta a 3ª edição da Pós-Graduação em Coaching e Gerenciamento de Pessoas. O curso inicia no dia 28 de abril de 2017 e será realizado no campus Ijuí.

                

Cecilia Smaneoto, Mestra em Desenvolvimento pela Unijuí, consultora, professora e coach, explica como esta área funciona. Ela também aborda aspectos que os pós-graduandos vão poder conferir no curso da Unijuí. Confira:

“Já faz alguns anos que se ouvem essas duas palavras no mundo das Ciências Humanas, ou melhor, no mundo da Gestão de Pessoas. Coaching e Mentoring são técnicas avançadas de Assessoramento de carreira a executivos e profissionais em ascensão, ou até para profissionais que desejam redirecionar a sua carreira. As empresas também se usam desse método para direcionar internamente os seus executivos, assim trazendo um melhor aproveitamento dos perfis existentes e uma avaliação mais aprofundada de como adequar os seus profissionais, buscando um rendimento melhor de cada um deles.

Para realizar Coaching, é preciso que haja aceitação e busca da técnica, e sintonia entre Coach e Colchee (Assessor e assessorado). O Mentoring vai um pouco mais além, podendo o Mentor, aconselhar, além de assessorar, e ainda, ir para o terreno pessoal, inclusive encaminhar para terapia, se achar necessário. As duas técnicas tomam corpo nas corporações, mundo afora.

Para quem acreditou que era um modismo, que não passaria de um tempo de vida para se ganhar recursos, para as consultorias rechearem seus lucros, parece estar enganado. Já existem várias certificadoras da técnica de Coaching, bem como do Mentoring, formando e certificando inúmeros Coachs e Mentores, Brasil e mundo afora, e ainda, trazendo resultados significativos, não só para os profissionais, mas de uma forma visível na melhoria das organizações, como resultado, realocação de profissionais e executivos e no Clima Organizacional.

A evolução espiritual, o centramento, o foco, autoestima, respeito incondicional, foco no presente, sob a certeza de que só podemos ser felizes agora, são os grandes indicadores a serem exercidos diariamente pelos praticantes do Coaching e Mentoring. Baseados neles é trabalhado o pensamento, a forma de pensar, foco no fato positivo, aprender continuamente, praticar a meditação, a espiritualidade, a paciência, a alegria, nada de julgamentos, o trabalho em cima de fatos e outras formas muito saudáveis de qualidade de vida e paz interior.

Diante disso, com um mercado de trabalho estressado, palpitando a cada segundo, é possível afirmar que podemos saudar essa novidade, com boas vindas e abrindo os braços para recebe-la e fazer-se valer de mais esse auxilio no mundo corporativo.

Para os profissionais de Gestão de Pessoas, uma luz, para as empresas, mais uma forma de desenvolver, evoluir e aperfeiçoar, para quem usufruir, um jeito de viver melhor em todos os espaços. Uma ajuda.... e ajuda sempre vem bem, não?”


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.