Professor da Unijuí foi o coordenador acadêmico de Relatório das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Unijuí

A relação positiva entre praticar atividades físicas e esportivas e diversas esferas de desenvolvimento já se consolidou. São reconhecidos os benefícios na esfera da saúde, sociabilidade, cognição, produtividade e qualidade de vida como um todo. No entanto, é baixo o nível de envolvimento das pessoas com essas práticas no Brasil: aproximadamente 70% da população é constituída de não-praticantes.

O dado consta do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017 - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas, divulgado no fim do mês de setembro, em Brasília, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O relatório também traz dados sobre o perfil da prática esportiva no Brasil e recomendações aos governos nas áreas de saúde, educação, esporte e desenvolvimento humano.

O professor do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências e atual Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoFernando Jaime González, foi o coordenador acadêmica do Relatório que é vinculado ao Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um dos órgãos vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU). “A direção acadêmica do relatório foi um grande desafio, seguramente um dos mais importantes de minha carreira. Participaram na elaboração do ´núcleo duro´ do relatório mais de 20 pesquisadores de reconhecida trajetória acadêmica e de diferentes universidades do país: USP, UFRJ, UNESP, UFRGS, UFSC, UNB. Também fizeram parte da equipe, técnicos do PNUD, profissionais capacitadíssimos que cuidam dos diferentes relatórios de desenvolvimento humano que essa agência pública regularmente, como o Atlas Racial Brasileiro e o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. As reuniões iniciais datam de 2015, dessa forma foram quase dois anos de trabalho, particularmente, intenso em 2016. Neste momento, ver a pesquisa publicada é uma grande satisfação, já que é materialização de um trabalho árduo. Também porque o relatório defende uma perspectiva diferente daquela normalmente encontramos em outras publicações, até nos próprios documentos da ONU, o que permite pensar que terá contribuições importantes para área”.

O PNUD afirma que praticar atividades físicas e esportivas é um direito das pessoas, não um dever. Mostra que essa prática tem valor em si mesma e pode proporcionar desenvolvimento humano quando se dá no tempo livre. Desse modo, as atividades físicas no âmbito doméstico, ocupacional e de deslocamento não necessariamente resultam em mais saúde para as pessoas. Ao contrário, podem apresentar maior incidência de exaustão e lesões.

Segundo o documento do PNUD, é importante uma nova visão para o Sistema Nacional do Esporte, o qual deve investir mais na melhoria das condições para que todas as pessoas possam praticar atividades físicas e esportivas, sempre e quando essa seja a sua escolha. O sistema poderia apoiar mais cada uma das expressões do esporte (de participação, escolar, de alto rendimento) sem subordinar umas às outras.