Curso de Biomedicina recebe sua primeira turma - Unijuí

Curso de Biomedicina recebe sua primeira turma

Na noite desta quarta-feira, 28, no Centro de Eventos do campus Ijuí, o curso de Biomedicina recepcionou sua primeira turma em uma inaugural sobre “As Diferentes Áreas de Atuação do Profissional Biomédico”. A palestra foi ministrada pelo Dr. Renato Minozzo, presidente do Conselho Regional de Biomedicina e primeiro biomédico a atuar no Rio Grande do Sul.

O palestrante conversou com os estudantes sobre as possibilidades de atuação da profissão, entre as quais citou: a área de análises clínicas, microbiologia de alimentos, a toxicologia e também as práticas de medicina integrativa. Ao falar sobre essa última, o biomédico alertou sobre a importância da aplicação de tratamentos alternativos, diante da excessiva quantidade de medicamentos consumidos pela população.

Além disso, Minozzo também falou sobre o panorama da profissão no Brasil e no mundo e citou ainda as parcerias que devem se estabelecer a partir da vinda do curso de Medicina para a Unijuí, prevendo que o curso também abrirá portas para a atuação dos biomédicos nos hospitais.

Segundo o coordenador do curso, professor Matias Nunes Frizzo, trata-se de uma grande responsabilidade o início de mais um curso da área da saúde. “Nosso curso visa formar um profissional um biomédico generalista, humanista, crítico, reflexivo, empreendedor, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica da região”, salienta.

Os estudantes, de acordo com o coordenador, desde o primeiro semestre, irão realizar os estudos com metodologias inovadoras buscando sempre a inter e transdisciplinariedade ao longo curso. “Nesse contexto, iniciamos o semestre já promovendo a integração das disciplinas e aproximando nossos alunos do Conselho Regional de Biomedicina 5 Região. Além desta programação ao longo do semestre iremos promover mais atividades de integração, palestras e visitas técnicas a fim de proporcionar uma formação de excelência”, complementa.