Parque Ativo promoveu práticas esportivas, culturais e de lazer para a comunidade - Unijuí

A Unijuí esteve presente na edição 2019 do Parque Ativo, realizado no fim de semana no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí. Com o objetivo de promover atividades que visam a prática de esportes e exercícios físicos, a programação contou com as seguintes atrações:

O 1° EcoMovimento: Práticas Corporais e Educação Para a Vida e o Ijuí Sports Festival, com as seguintes modalidades: Cross Duathlon Binacional Brasil – Argentina, 4° Maratona Ijuí de Mountain Bike – Prova Válida pelo Campeonato Gaúcho de MTB, Campeonato de Cross Training Endurance, Eco Esportes de Aventura – Desafio de Canoagem e Vivências de Esportes Aquáticos, Jogo de Airsoft, Circuito Estímulo de Noroeste de Judô, Campeonato Mondo Skate e Campeonato Regional de Levantamento de Peso.

O evento foi promovido pelo curso de Educação Física da Universidade e pela Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí. Teve o apoio do Grupo Escoteiro Farrapos Carijós, Secretaria Municipal de Educação, AIPAN, cursos de graduação da Unijuí, União das Etnias, Sesc Ijuí e Clic Rápido.

Para além do esporte

Diversos cursos da Unijuí se envolveram na programação do evento, levando até o local conhecimentos, cultura e lazer para a comunidade:

O curso de Ciências Biológicas, representado pelo Programa de Educação Tutorial - PET – BIO levou até o Parque uma ação para desmistificar pré-conceitos e esclarecer as diferenças entre animais peçonhentos e não peçonhentos. Também se discutiu com os visitantes a respeito dos principais vetores transmissores de doenças e sua relação com a falta de cuidado com o meio ambiente. Salientou-se, segundo a professor do curso, Vidica Bianchi, a importância de preservar os ambientes e monitorar corretamente os resíduos sólidos, afim de evitar a proliferação de animais peçonhentos e de transmissores.

O curso de Nutrição realizou uma mostra durante o evento, intitulada “O que é comida de verdade?”. Também esteve presente o curso de Design, reeditando a mostra “Rocket Car”. Os participantes do evento também puderam participar de uma Contação de histórias, oficina de construção da boneca ABAIOMY e pintura de rosto, com o curso de Pedagogia, Programas PIBID e Residência Pedagógica da Unijuí.

Ainda durante a programação do Parque Ativo, a Equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô, com o apoio do Poder Público Municipal de Ijuí, Sociedade Ginástica Ijuí, Escola Francisco de Assis (EFA) e Unijuí, realizou a Primeira Etapa do Circuito Estímulo Noroeste de Judô. A atividade contou com a participação de mais de cento e trinta alunos de projetos das cidades de Ijuí, Cruz Alta, Ajuricaba, Santo Ângelo, Santa Barbara, São Miguel das Missões e Horizontina.

Conforme o Sensei Jean Veiga, os eventos regionais não têm foco na competição, mas sim um caráter educativo. “Buscamos, por meio do Judô, o desenvolvimento dos alunos nas questões intelectual, moral e física, enfatizando a internalização de valores sociais que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento integral dos alunos, destacando a participação e o apoio das famílias dos alunos no evento”, comenta. A equipe busca proporcionar experiências aos alunos que tem como objetivo tornarem-se atletas e representar a Equipe nas competições estaduais e nacionais.

Classificação das Categorias Absoluto:

Absoluto Sub-18

1º JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS (SOCIEDADE GINÁSTICA JUDÔ)

2º KAUÃ DROPA LEVAY (CRUZ ALTA)

3º RAUL RASCH (NAAB AJURICABA)

4º JOÃO GUILHERME RODRIGUES (NAAB AJURICABA)

Absoluto Adulto:

1º LUCAS DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)

2º YAGO COLLEONI (SANTO ANGELO)

3º JEFERSON DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)

4º ALVARO MONEGATT (SOCIEDADE GINÁSTICA IJUÍ)

O Curso de Pedagogia do Campus Ijuí, por meio das acadêmicas e coordenadora do Programa Residência Pedagógica e do PIBID/UNIJUI/Pedagogia, também realizaram atividades durante a programação. O curso realizou ações de cultura e lazer, no dia 26.

Com o foco na temática "Diversidade - diferentes culturas", desenvolveu contações de histórias, oficinas de construção de bonecas Abayomis, negras e coloridas.

A proposta, segundo a professora Julieta Ida Dallepiane, envolveu intensa participação de crianças e adultos. Teve pintura de rosto e técnica de confecção das bonecas. Os participantes das atividades levaram suas produções para casa.