Criatec e ACI realizam evento para debater investimento em startups - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Criatec e ACI realizam evento para debater investimento em startups

                   

O investimento em empresas jovens, apesar do cenário político e econômico, vem aumentando nos últimos anos. Estas empresas, as chamadas startups, possuem um modelo de negócios escalável, buscando soluções e inovações tecnológicas. Investir em startups não é algo simples, existem riscos e é preciso uma criteriosa avaliação.

Com o objetivo de discutir meios, vantagens e formas de investimentos deste porte, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica – Criatec e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) realizaram, na noite de terça-feira, 18, um debate sobre investimentos em startups. O evento contou com a participação dos associados da ACI, integrantes do Poder Público e startups incubadas na Criatec.  

Na programação, Aislan Menk, CEO e founder da Stars Aceleradora, abordou o tema no contexto das aceleradoras e dos investidores, trazendo dados e orientações sobre esse mercado. “O interior tem grandes oportunidades, dá para fazer o que se faz em grandes centros com mais qualidade de vida. A Stars é a primeira aceleradora do interior do Rio Grande Do Sul, com sede em Santa Maria, buscando ampliar a atuação na região”, complementou.

Cledison Eduardo Fritzen, co-fundador das empresas Lumion Tecnologia, 13 Bits e ZenFisio, abordou o tema do ponto de vista dos startups, trazendo sua experiência como acelerado da aceleradora WOW, uma das maiores da América Latina. “Receber um investimento é muita mais do que dinheiro: o investidor traz rede de contatos, cultura de resultado, acesso a novos mercados, entre outros aspectos”, comentou Cledison.

Para finalizar o evento, o empresário Bruno Werlang falou sobre a oportunidade de investimento em startups, compartilhando a experiência de investidor da empresa incubada Optimize Gestão de Processos.

                    

Existem bons motivos para acreditar nesse tipo de investimento:

- Startups nascem e crescem em tempos de bonança e em tempos de crise. Algumas das melhores oportunidades aparecem justamente por causa de grandes crises;

- Investir em startups é, literalmente, colocar o dinheiro para trabalhar: a startup usará o dinheiro para contratar pessoas, desenvolver produtos, criar novos serviços. O seu investimento não ficará restrito a apenas mudar alguns números num banco de dados de uma bolsa de valores ou de um fundo de investimentos;

- Embora o risco seja muito alto, a possibilidade de retornos fantásticos é real;

- Startups geram emprego, crescimento e inovação de uma maneira extremamente eficiente;


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.