Agosto dourado: mês de reflexão e incentivo à amamentação no Brasil - Unijuí

Agosto dourado: mês de reflexão e incentivo à amamentação no Brasil

O mês do aleitamento materno, conhecido como “Agosto Dourado”, traz uma grande reflexão sobre o ato de amamentar e os seus benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente com leite materno e em livre demanda até o sexto mês de vida. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 9% das crianças se beneficiam do aleitamento materno exclusivo durante seis meses.

Estudos científicos comprovam a eficácia do leite materno na redução e prevenção de diversas doenças, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.  Para a nutricionista e professora do Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí, Karina Ribeiro Rios, “o aleitamento materno é um ato maravilhoso de amor e fisiologicamente o mais completo alimento para o bebê. Isso representa muitos benefícios à saúde da criança. Para a mulher também destacamos benefícios físicos, psicológicos e financeiros, pois o impacto econômico com a substituição do leite materno por fórmulas é bem considerável”, ressalta.

A nutricionista esclarece ainda que nem todas as mulheres conseguem amamentar seus bebês e precisam ser respeitadas por isso. “O mês de agosto é conhecido como ‘agosto dourado’. A temática fica mais evidenciada, devido à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que compreende o período de 1º a 07 de agosto. Precisamos considerar que quando não há possibilidade de haver o ato fisiológico de amamentar pelo seio, outras formas seguras e muito bem conduzidas também podem ser tão saudáveis e benéficas para a criança quanto o leite materno”, explica Karina.

O processo de amamentação na maioria dos casos não é fácil. As dificuldades principalmente no início da vida do bebê não são poucas. Buscar informação e pedir ajuda quando necessário são atitudes fundamentais para conseguir encarar essa missão com serenidade. “A mãe quando tem o seu primeiro filho precisa aprender a amamentar. Muito se fala que o bebê já vem com o instinto da sucção, que ele é apresentado ao seio e já sabe o que precisa fazer, mas sabemos que esse processo não é bem assim. Por isso, as mamães precisam buscar ajuda e se preparar durante o período do pré-natal e no momento que estarão realizando a amamentação”, enfatiza a nutricionista.

Programação especial em Ijuí e Santa Rosa

A Unijuí irá apoiar diferentes ações envolvendo a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Ijuí e Santa Rosa. Na próxima sexta-feira, dia 02 de agosto, às 14h, no Auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em Ijuí, será realizada uma roda de conversa sobre aleitamento materno. A atividade está sendo organizada pela SMS em parceria com o DCVida da Unijuí.

No campus Santa Rosa, a programação está sendo promovida pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre Unijuí e Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). O evento acontecerá na terça-feira, dia 06 de agosto, a partir das 16h30, no Auditório Central, e contemplará confecção de cartazes, roda de conversa, troca de experiências e o 1º Mamaço, momento em que será realizada coletivamente a amamentação dos bebês. Ainda, durante a noite, serão promovidas atividades que envolverão a sensibilização sobre o assunto com os estudantes da Universidade.

Ainda em Ijuí, no dia 17 de agosto acontece o mamaço na Praça da República, a partir das 15h. Além da amamentação coletiva, ocorrerão atividades de baby pilates e consultoras em aleitamento materno estarão presentes no evento sanando dúvidas. A atividade está sendo organizada pela Obstare Ijuí e conta com o apoio da Unijuí.