Programa de Residência Multiprofissional promove ações de incentivo a amamentação - Unijuí

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é anualmente celebrada no período de 1° a 7 de agosto e tem como foco incentivar a amamentação e melhorar a saúde dos bebês. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, parceria entre Unijuí e Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) esteve realizando diversas ações destacando a importância do aleitamento materno.

Na última terça-feira, dia 6, as atividades foram realizadas no Campus Santa Rosa por meio de confecção de cartazes, roda de conversa e troca de experiências. Ainda, durante a noite, também ocorreram ações de sensibilização sobre o assunto com os estudantes da Universidade.

Na quarta-feira, dia 7, o Programa de Residência juntamente com o Laboratório de Atividades Físicas e Promoção à Saúde, vinculado ao curso de Educação Física da Unijuí, realizaram atividades de conscientização sobre a amamentação e avaliações físicas, na Praça da Bandeira em Santa Rosa. Na oportunidade a Universidade também participou da programação do Jornal do Almoço, que estreou um quadro novo “Caravana JA”, apresentado pela jornalista Brunna Colossi, que está percorrendo o Estado e mostrando os diferenciais de cada região e o desenvolvimento.

Para a Residente do Programa, a nutricionista Júlia Pess dos Santos, as ações desenvolvidas foram planejadas para compartilhar as experiências e vivências de cada participante. “As atividades foram fundamentais para ouvirmos as mulheres que já passaram pela experiência e auxiliar as futuras mamães, a partir dos anseios e dúvidas relacionadas ao tema. Assim como aquelas pessoas que acompanharam o processo de aleitamento materno, pais e irmãos, pois todos temos uma história para contar. A ação também foi organizada e realizada na Universidade visando chamar à atenção e sensibilizar a comunidade acadêmica para o tema. Foi um momento especial de reflexão, e já estamos planejando o segundo encontro para 2020”, destaca a residente.