Concurso vai desafiar estudantes a requalificar o canal da Avenida Pinheiro Machado, em Ijuí - Unijuí

Com o objetivo de desafiar estudantes a pensarem e apresentarem projetos que tornem o espaço urbano de Ijuí atrativo, seguro, bonito e conectado com a vocação cultural do município que busca ser a Capital Nacional das Etnias, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil da Unijuí, com apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, vão participar do concurso “Requalificação da Avenida Pinheiro Machado da Cidade de Ijuí”. A promoção é da Unijuí, Prefeitura de Ijuí, União das Etnias (UETI) e Associação Comercial e Industrial (ACI).

O lançamento oficial do desafio aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 20, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Participaram da atividade a Reitora, professora Cátia Nehring, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o presidente da UETI, Nelson Casarin, o diretor da ACI, Jerry Joris e o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Sergio Corrêa. Também estiveram presentes estudantes e professores vinculados aos cursos do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), que vão participar do concurso.

A atividade, que será concretizada no dia 19 de Outubro, buscará soluções específicas para a requalificação do canal da Avenida Pinheiro Machado, em Ijuí. Serão formadas equipes e cada uma deverá apresentar uma proposta, contemplando a problemática urbana envolvida com soluções inovadoras e sustentáveis economicamente, constituída a partir das orientações e mentorias. Como premiação, a equipe vencedora receberá um aporte financeiro de R$ 5 mil, oferecimento da ACI.

As equipes deverão entregar suas propostas na forma de Estudo Preliminar, com elementos construtivos, permitindo a compreensão da solução adotada, com indicação de medidas, níveis, áreas e denominações. Podem fazer uso de maquetes eletrônicas e vídeos de apresentação das propostas para a divulgação.

Mais detalhes e o edital completo podem ser conferidos na página do evento, no Portal da Unijuí.

Projeto de Intervenção Urbana

O Desafio “Requalificação da Avenida Pinheiro Machado da Cidade de Ijuí” ocorre de forma simultânea ao Projeto de Intervenção Urbana em Ijuí, que será realizado pela Unijuí e Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina, em uma parceria inédita para o Estado. É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estudaram o espaço urbano de Ijuí e projetaram instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.

Estudantes e professores da Universidade de Córdoba estudando os projetos desenvolvidos pelos estudantes da Unijuí.

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. A última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.