Ato marca o processo de reativação da estrutura do Polo Oleoquímico de Três Passos - Unijuí

Nesta sexta-feira, 23, a Unijuí tornou público o resultado do edital de reativação do Polo Oleoquímico de Três Passos. O momento foi realizado no Campus da Unijuí, com a presença do empreendedor Dirceu José Diel, da empresa Natural Óleos e Essências Aromáticas, da cidade de Tiradentes do Sul, fundada em 1992.

A Instituição abriu edital público na busca de interessados na exploração industrial e comercial de produtos derivados da cadeia produtiva de plantas aromáticas, condimentares e medicinais e selecionou a proposta em questão. A empresa vencedora vai desenvolver produtos a partir do óleo de citronela, tais como repelentes, desinfetantes, aromatizantes, entre outros. “Há muito tempo eu já vinha com a intenção de industrializar óleos essenciais aqui na região. E, agora, com esta oportunidade oferecida pela Unijuí, vou conseguir colocar em prática o projeto”, avaliou Dirceu José Diel.

Além da Cessão de Uso Remunerado de Bens Móveis e de Bem Imóvel de parte da estrutura do Polo, um dos critérios do edital prevê que o empreendedor compartilhe a estrutura industrial para o desenvolvimento de pesquisas científicas de novos produtos e de transferência de tecnologia nesta área, bem como, para o desenvolvimento de atividades de estágios, de ensino e de extensão universitária da Fidene/Unijuí. O selecionado também deverá participar de uma Incubação Externa de Empresas da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí (Criatec).

No ato de assinatura estiveram presentes os diretores do campus Três Passos, Emerson Ronei da Cruz e Sandra Otonelli, o secretário de Indústria e Comércio e de Meio Ambiente de Três Passos, Diego Maciel, o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Maiquel Kelm, a consultora de negócios Leonice Parnoff, o empreendedor Dirceu José Diel, o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Araújo, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços, Alisson Muller e a coordenadora do curso de Direito do campus Três Passos, Márcia Cristina de Oliveira.

“O município precisa de empreendimentos, de industrialização e agregação de valor. Ficamos felizes com esta iniciativa e salientamos a importância do papel da Universidade neste processo. Desejamos sucesso ao empreendimento”, salientou o secretário municipal Diego Maciel durante o ato.