Unijuí sedia debate sobre os impactos do uso de agrotóxicos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí sedia debate sobre os impactos do uso de agrotóxicos

A Unijuí sediou o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), na tarde de quinta-feira, dia 5, no Auditório central do Campus Santa Rosa. A audiência pública debateu sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor.

Durante o encontro, o Dr. Althen Teixeira Filho, professor da UFPel - Instituto de Biologia, falou sobre a temática com os presentes. Após a palestra, pessoas e representantes de instituições previamente inscritas puderam fazer uso da palavra, destacando suas intervenções a respeito do assunto. Ainda durante o fórum, ocorreu a apresentação “Ações fiscais em propriedades rurais do nordeste gaúcho: Relatório das inspeções e estudos de caso de acidente de trabalho”, por Rudy Allan Silva da Silva, auditor-fiscal do Trabalho.

O professor Althen frisou, durante a sua fala, que os agrotóxicos matam e que a água de muitas cidades já está contaminada. “O propósito da formulação das moléculas dos agrotóxicos é só uma, para matar. A água está contaminada com agrotóxicos. Eu moro em Pelotas e a água que estamos bebendo está contaminada, ou seja, estamos tomando o nosso chimarrão com glifosato. E tudo isso vem ocasionando uma série de doenças novas, alergias que não conhecíamos antes, estão cada vez mais presentes”, ressalta.

A audiência pública foi uma promoção do FGCIA, iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), do Ministério Público do Estado (MP/RS) e contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Fronteira Noroeste, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.